O Caderno Brincar – Volume 2, lançado pela Associação Nova Escola em 2019, agora está disponível em inglês e espanhol, além do português. A publicação apresenta as experiências desenvolvidas pelo Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, concebida e implementada pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Desde 2017, o Projeto Brincar tem promovido atividades de assessoria, formação, desenvolvimento e acompanhamento de práticas pedagógicas inclusivas, produção de materiais acessíveis, mobilização e sensibilização das famílias. Tais ações partem da premissa de que o brincar é direito de todas as crianças – com e sem deficiência.
No Caderno Brincar – Volume 2, o leitor encontra um pouco dessa experiência em artigos, narrativas e histórias contadas pelos próprios protagonistas do fazer escolar. O material também traz conversas com os professores universitários Tizuko Morchida Kishimoto e Gabriel de Andrade Junqueira Filho.
Agora, com o lançamento das versões em inglês e espanhol, pretende-se potencializar a disseminação da metodologia em âmbito internacional. A estratégia se alia ao reconhecimento do Projeto Brincar em 2020 pela iniciativa Zero Project, que premia práticas inovadoras voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência no mundo.
Até o final de 2019, a publicação em português teve mais de 12 mil downloads em 600 municípios de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal, além de outros 17 países. As novas versões – em inglês e espanhol – permitirão, também, o acesso por familiares e crianças cuja primeira língua não seja o português.
O lançamento faz parte das ações do Projeto Brincar na programação da Semana Mundial do Brincar, organizada pela Aliança pela Infância, e da Semana Municipal do Brincar, organizada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Acesse o Caderno Brincar – Volume 2 em português.
Acesse o Caderno Brincar – Volume 2 em espanhol.
Acesse o Caderno Brincar – Volume 2 em inglês.