Conteúdo
Home » Sobre nós

A Mais Diferenças foi fundada em 2005 por um grupo de militantes com e sem deficiência de diferentes áreas e trajetórias de trabalho. É uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Seus projetos e iniciativas são realizados por meio de parcerias com os setores público e privado, terceiro setor, universidades, organizações internacionais e nacionais.

É uma organização que assessora, pesquisa, estuda, experimenta, produz e compartilha conhecimento, práticas, modos de fazer, materiais e publicações relacionados à educação e cultura inclusivas, tendo como princípios básicos a acessibilidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Para a criação de seus projetos, atua em seis eixos de trabalho: assessoria à gestão, formação, acessibilidade, pesquisa e experimentação, práticas pedagógicas inclusivas, monitoramento e avaliação. Orienta-se pelos marcos legais internacionais e nacionais de direitos humanos.

Como referência nessas temáticas, já desenvolveu mais de 60 projetos e mais de 2 mil produtos culturais e educacionais com diferentes recursos de acessibilidade. Seus projetos e ações já alcançaram mais de 600 mil pessoas e contribuíram para a garantia de acesso de mais de 10 mil alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades e superdotação em escolas comuns.

Em 2018, a Mais Diferenças recebeu menção honrosa na 3ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018 por seu trabalho de pesquisa e produção de livros em múltiplos formatos acessíveis; assessoria à implementação de políticas e programas de educação e cultura inclusivas e produção de acessibilidade em bibliotecas e espaços de leitura pelo país.

Tem uma forte atuação em ações de incidência junto ao poder público e à sociedade para garantir a implementação e o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e para todos. Faz parte de diversas campanhas, movimentos da sociedade civil e redes ligadas aos direitos à educação, cultura, audiovisual e à democratização do livro e da leitura.

Nossa missão

Construir, articular, promover e implementar práticas e políticas inclusivas em prol da garantia dos direitos humanos, prioritariamente das pessoas com deficiência, sempre em diálogo com diversos setores da sociedade.

Nossos valores

Trabalho coletivo e colaborativo: Valorização das experiências e da construção coletiva que produz novos contextos e realidades.

Viver as diferenças: A multiplicidade é característica da vida, é nas diferenças que a vida se faz. Valorizamos e aprendemos com elas.

Compromisso: Envolver-se e implicar-se com a criação e sustentação de um projeto comum de relação de trabalho e associação, explicitados em nossos métodos.

Ética: Nossa prática cotidiana se faz no exercício de nossos valores em defesa da dignidade humana.

Solidariedade: Laços e ligações mútuas entre pessoas que dividem entre si interesses e responsabilidades nas ações.

Como fazemos

A Mais Diferenças trabalha com a produção coletiva de saberes e práticas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo. Acredita em inclusão e acessibilidade para além da deficiência, como formas de abarcar a diversidade. Acredita em:

  • envolver todos os segmentos da sociedade – pessoas com deficiência e suas famílias, profissionais da educação, cultura e direitos humanos, estudantes, gestores públicos, pesquisadores, imprensa, etc.
  • fazer “com” e “para” as pessoas com deficiência, com a premissa de que inclusão e acessibilidade devem estar na origem de todos os processos
  • produtos, espaços e/ou experiências para todos – sem distinção por tipo de deficiência ou qualquer outro tipo de discriminação
  • perspectivas interdisciplinares que enriquecem os processos de criação e ampliam possibilidades de acesso e participação por todos
  • experimentar e compartilhar conhecimentos que podem ser multiplicados
  • somar lutas e inserir nas suas ações as questões de gênero, étnico-raciais, geracionais, território, etc.

Redes

A Mais Diferenças atua em constante diálogo com outras organizações da sociedade civil, comunidade acadêmica, poder público, órgãos públicos e privados, organismos internacionais, pessoas com deficiência e suas famílias, e participa de campanhas e redes temáticas na defesa dos direitos à educação, cultura, audiovisual, livro e leitura e direitos humanos, entre outros.

Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (Clade)

Comitê Técnico da Campanha Nacional pelo Direito à Educação para a realização da Semana de Ação Mundial

Observatório do Plano Nacional de Educação / Movimento Todos pela Educação

Fórum Estadual de Educação de São Paulo

Fórum Permanente de Educação Inclusiva São Paulo

 

 

Conselho Consultivo do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL)

Conselho Consultivo da Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT)

Coalizão para a Sustentabilidade das Bibliotecas

 

Grupo de Trabalho para Construção de Referenciais de Acessibilidade no Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Red Melisa – Red Iberoamericana de Accesibilidad Audiovisual

 

Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Fórum Mundial de Direitos Humanos

Grupo de Trabalho de Diversidade e Direitos Humanos da Ashoka – Rede Mundial de Empreendedores Sociais

Movimento SuperAção