Nossa missão
Construir, articular, promover e implementar práticas e políticas inclusivas em prol da garantia dos direitos humanos, prioritariamente das pessoas com deficiência, sempre em diálogo com diversos setores da sociedade.
A Mais Diferenças foi fundada em 2005 por um grupo de militantes com e sem deficiência de diferentes áreas e trajetórias de trabalho. É uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Seus projetos e iniciativas são realizados por meio de parcerias com os setores público e privado, terceiro setor, universidades, organizações internacionais e nacionais.
É uma organização que assessora, pesquisa, estuda, experimenta, produz e compartilha conhecimento, práticas, modos de fazer, materiais e publicações relacionados à educação e cultura inclusivas, tendo como princípios básicos a acessibilidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Para a criação de seus projetos, atua em seis eixos de trabalho: assessoria à gestão, formação, acessibilidade, pesquisa e experimentação, práticas pedagógicas inclusivas, monitoramento e avaliação. Orienta-se pelos marcos legais internacionais e nacionais de direitos humanos.
Como referência nessas temáticas, já desenvolveu mais de 60 projetos e mais de 2 mil produtos culturais e educacionais com diferentes recursos de acessibilidade. Seus projetos e ações já alcançaram mais de 600 mil pessoas e contribuíram para a garantia de acesso de mais de 10 mil alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades e superdotação em escolas comuns.
Em 2018, a Mais Diferenças recebeu menção honrosa na 3ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018 por seu trabalho de pesquisa e produção de livros em múltiplos formatos acessíveis; assessoria à implementação de políticas e programas de educação e cultura inclusivas e produção de acessibilidade em bibliotecas e espaços de leitura pelo país.
Tem uma forte atuação em ações de incidência junto ao poder público e à sociedade para garantir a implementação e o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e para todos. Faz parte de diversas campanhas, movimentos da sociedade civil e redes ligadas aos direitos à educação, cultura, audiovisual e à democratização do livro e da leitura.
Construir, articular, promover e implementar práticas e políticas inclusivas em prol da garantia dos direitos humanos, prioritariamente das pessoas com deficiência, sempre em diálogo com diversos setores da sociedade.
Trabalho coletivo e colaborativo: Valorização das experiências e da construção coletiva que produz novos contextos e realidades.
Viver as diferenças: A multiplicidade é característica da vida, é nas diferenças que a vida se faz. Valorizamos e aprendemos com elas.
Compromisso: Envolver-se e implicar-se com a criação e sustentação de um projeto comum de relação de trabalho e associação, explicitados em nossos métodos.
Ética: Nossa prática cotidiana se faz no exercício de nossos valores em defesa da dignidade humana.
Solidariedade: Laços e ligações mútuas entre pessoas que dividem entre si interesses e responsabilidades nas ações.
A Mais Diferenças trabalha com a produção coletiva de saberes e práticas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo. Acredita em inclusão e acessibilidade para além da deficiência, como formas de abarcar a diversidade. Acredita em:
A Mais Diferenças atua em constante diálogo com outras organizações da sociedade civil, comunidade acadêmica, poder público, órgãos públicos e privados, organismos internacionais, pessoas com deficiência e suas famílias, e participa de campanhas e redes temáticas na defesa dos direitos à educação, cultura, audiovisual, livro e leitura e direitos humanos, entre outros.
Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (Clade)
Comitê Técnico da Campanha Nacional pelo Direito à Educação para a realização da Semana de Ação Mundial
Observatório do Plano Nacional de Educação / Movimento Todos pela Educação
Fórum Estadual de Educação de São Paulo
Fórum Permanente de Educação Inclusiva São Paulo
Conselho Consultivo do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL)
Conselho Consultivo da Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT)
Coalizão para a Sustentabilidade das Bibliotecas
Grupo de Trabalho para Construção de Referenciais de Acessibilidade no Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Red Melisa – Red Iberoamericana de Accesibilidad Audiovisual
Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
Fórum Mundial de Direitos Humanos
Grupo de Trabalho de Diversidade e Direitos Humanos da Ashoka – Rede Mundial de Empreendedores Sociais
Movimento SuperAção