Mais Diferenças - Educação e cultura inclusivas

Ações do usuário

Entrar Cadastre-se
Conteúdo
Home » Educação » Projeto Brincar

O que é o Projeto Brincar?

O Projeto Brincar é uma iniciativa de fortalecimento da Educação Infantil na perspectiva acessível e inclusiva, com ênfase na promoção do direito ao brincar para todos os bebês e crianças com e sem deficiência matriculados na rede municipal.

Desde 2017, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), o projeto atua na rede municipal, oferecendo assessoria à SME e às DREs, formação de educadores, acompanhamento pedagógico em Unidades Educacionais e produção de materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos para educadores e famílias.

 

O Projeto Brincar busca contribuir com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU):

  • Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
  • Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento

 

Linha do Tempo do Projeto Brincar

2017-2018

A primeira edição do projeto começou com formações e acompanhamento pedagógico em 13 Unidades Educacionais (UEs) polo da rede municipal de São Paulo. Além disso, promoveu oficinas para famílias e crianças, fortalecendo o vínculo escolar e o direito ao brincar. Em 2018, as formações foram ampliadas para outras escolas do território de cada UE polo.

2019

As formações passaram a ocorrer nas Diretorias Regionais de Educação (DREs), com adesão voluntária de profissionais de diferentes UEs. Ainda assim, prezou-se por manter a metodologia de combinar a formação com o acompanhamento in loco de tal forma que alguns dos participantes dessas formações ampliadas receberam visitas pedagógicas em suas UEs. O projeto lançou o Laboratório de Práticas Pedagógicas Inclusivas, um curso de 20 horas voltado a diversificar e ampliar repertórios em diferentes linguagens artísticas e culturais, fortalecendo a discussão das interfaces entre educação, cultura, artes, acessibilidade e inclusão. Também foram produzidos materiais pedagógicos acessíveis, como Brincando com Poesias e Cardápio para Todos.

2020

Com a pandemia, o projeto foi realizado em formato remoto, alcançando mais de 7 mil profissionais. Destaque para a Oficina Brincar Inclusivo, um curso de 10h que foi oferecido a mais de 1.400 educadores de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade de São Paulo. A Oficina pautou a diversificação das atividades e o planejamento pedagógico inclusivo, buscando criar um olhar inventivo para os espaços da casa e propondo atividades inclusivas para realizar com as crianças por meio virtual e em um cenário de retorno com distanciamento social. Nesta edição também foram produzidos novos materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos, como Arquitetura Infantil e Fios do Brincar. Foram lançados os primeiros episódios da série Pílulas do Brincar.

Clique aqui para acessar o infográfico em formato acessível sobre o Projeto Brincar em 2020

2021

No ano de 2021, ainda em meio às adversidades da pandemia de coronavírus, as ações formativas do Brincar alcançaram mais de 2.300 educadoras da rede pública de São Paulo, mesmo em formato remoto. Neste ano, o Projeto Brincar lançou novos episódios da série Pílulas do Brincar e o material pedagógico Brincando juntos: inspirações inclusivas para famílias.

Veja o infográfico de 5 anos do Projeto Brincar 

2022-2023

A sexta edição trouxe quatro novos episódios das Pílulas do Brincar, celebrando a trajetória de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Em 2023 e último ano do aporte financeiro da Fundação Grupo Volkswagen, o projeto beneficiou diretamente 1.495 educadores. Com destaque a parceria com a TV Cultura,  que gravou uma série sobre Educação Inclusiva, acompanhando as visitas pedagógicas do Projeto, e uma visita educativa da EMEF 25 de Janeiro à 35ª Bienal de São Paulo, cuja acessibilidade foi assinada pela Mais Diferenças.

2024

Nesta edição, o Projeto Brincar firmou um novo Acordo de Cooperação com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) – 2024/2026, consolidando sua atuação na educação infantil e na primeira infância. O acordo prevê:

  • Assessoria técnica contínua junto à SME/DIEI e às DREs para o fortalecimento das políticas públicas inclusivas.
  • Encontros formativos para profissionais dos territórios das 13 DREs, organizados conforme desafios e prioridades definidos em conjunto com a SME.
  • Produção de subsídios pedagógicos, ampliando materiais e referências para educadores e famílias.

Além disso, o Projeto Brincar renovou sua identidade visual como parte de sua estratégia de fortalecimento. O novo símbolo escolhido foi o Tangram, um quebra-cabeça chinês que representa a diversidade e a possibilidade de criar múltiplas combinações a partir de diferentes peças. 

Acesse o relatório do Brincar 2024 e saiba como foi o desenvolvimento do projeto

 

Acompanhe todas as novidades sobre o Projeto Brincar aqui no site da Mais Diferenças!


Notícias sobre o projeto


Eixos de trabalho


Depoimentos


Publicações

Materiais Pedagógicos