Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Vídeo produzido pela Mais Diferenças inspira educadores na VII Jornada Pedagógica da SME

Vídeo produzido pela Mais Diferenças inspira educadores na VII Jornada Pedagógica da SME

No mês de junho deste ano de 2022, mais de 60 mil educadores que atuam na Rede Municipal de Ensino de São Paulo participaram da VII Jornada Pedagógica da/na Educação Infantil. O evento que, a cada ano traz reflexões e diferentes temas acerca da educação pública, trouxe à luz a relação entre registro e o cotidiano do trabalho com bebês e crianças, de modo a aproximá-los das vivências reais das unidades. 

A Jornada Pedagógica é uma ação da Divisão de Educação Infantil (DIEI) da SME e ocorre duas vezes ao ano, sendo uma por semestre. Nesta edição, as unidades se organizaram para construir momentos de  problematização sobre suas práticas de registro e documentação pedagógica com outras do território. A intenção deste formato foi fazer com que a reflexão fosse baseada no diálogo entre as diferentes equipes e práticas.

Participaram da Jornada Pedagógica todos educadores – gestores, professores e equipes de apoio – que atuam nas unidades de educação infantil, diretas e parceiras, do município. Atualmente, a cidade de São Paulo conta com aproximadamente 3.250 unidades de educação infantil para o atendimento de bebês e crianças, de 0 a 5 anos. 

A Mais Diferenças é uma instituição parceira da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na execução do Projeto Brincar, financiado pela Fundação Grupo Volkswagen, que, desde 2017, por meio da criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil, incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência. Como contribuição para o debate desta VII Jornada Pedagógica, foi produzido um material em vídeo, em formato acessível, sobre a documentação pedagógica das infâncias, sob o olhar de Guacyara Labonia Guerrero, que compõe a coordenação da MD, e faz parte da coordenação pedagógica do Projeto Brincar. 

Assista o vídeo e acompanhe mais ações de diversidade e inclusão na Educação e na Cultura com a Mais Diferenças navegando pelo site!