Conteúdo
Home » Cultura » Flip - Feira Literária Internacional de Paraty » Mais Diferenças é a consultora de acessibilidade da 21a Flip

Mais Diferenças é a consultora de acessibilidade da 21a Flip

A Mais Diferenças foi, mais uma vez, parceira da Feira Literária Internacional de Paraty – Flip, tornando o evento de literatura mais tradicional do país acessível para todas as pessoas

Foto colorida e panorâmica da parte interna do Auditório Principal da Feira Literária Internacional de Paraty - Flip.

Plateia atenta em mesa da programação principal da 21a Flip

 

A produção da feira que, nesta edição, homenageia a escritora, modernista e revolucionária Pagu, tem olhado com responsabilidade para as questões de inclusão e acessibilidade do seu público. Desde 2021, conta com a Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas que, há 18 anos, promove projetos e oferece serviços que contemplem as pessoas com deficiência.

A ação de assessoria compreendeu consultoria e acompanhamento das equipes de trabalho da 21ª Festa Literária Internacional de Paraty em seu planejamento e desenvolvimento, considerando as dimensões atitudinal/relacional, de comunicação, conteúdos, processos, produtos e serviços.

Todas as mesas da Programação Principal (20 mesas) contaram com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais realizadas ao vivo. Para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes ao Auditório Principal, foi instalada uma rampa e o chão foi nivelado com o uso de brita. Com a orientação da MD,  a produção ainda produziu e instalou o piso tátil no auditório, que são estruturas afixadas que, juntas, formam uma espécie de caminho destacado. Também contou com a equipe de audiodescritores da organização que narra as interações durante as mesas da programação principal, por meio de rádios transmissores que estão fixados nas cadeiras da plateia.

Foto colorida de tradutora e intérprete de Libras durante mesa, na 21a Flip.

Todas as mesas da Programação Principal da 21a Flip contou com as intérpretes de Libras da MD

 

Durante as ações desenvolvidas pela Flipinha, no Palco Santa Rita, foi realizada a tradução e interpretação em Libras, totalizando 20 ações. A equipe de profissionais acompanhou Rodas de conversa, Ciranda de autores e Mesas literárias, direcionadas ao público infanto-juvenil. 

Quem estava na noite de abertura da feira, que aconteceu na quarta-feira, 22/11, assistiu ao show da cantora Adriana Calcanhoto de uma forma bem diferente! Os versos das músicas ganharam novas cores quando foram traduzidos em sinais.
Foto colorida que mostra o palco onde acontece o show da cantora Adriana Calcanhoto com sua banda.
Show de Adriana Calcanhoto traduzido e interpretado em Libras pela MD

Autor surdo é destaque desta edição

É a primeira vez que a Flip inclui, em sua programação principal, um autor surdo. Ilya Kaminsky é também um revolucionário como Pagu, a homenageada do evento, nesta edição. Em seu livro, “República Surda” (Companhia das Letras, 2023), onde ele narra um conflito fictício numa cidade utópica, onde o assassinato de um garoto surdo por soldados serve de estopim para uma guerra, o escritor traz questionamentos sobre comunicação, opressão e conflitos.

Esta ação da curadoria da Flip deve ser celebrada por trazer à luz o trabalho de pessoas tão potentes, mas ainda estigmatizadas pela sociedade. A Mais Diferenças incentiva e faz um trabalho intenso de articulação com organizações de assistência às pessoas com deficiência da cidade de Paraty, para que participem do evento e se sintam autônomas e inspiradas pelos autores e pela literatura. 

Mesa com o autor surdo, destaque da Flip, Ilya Kaminsky . Eles está sentado no palco com 3 autores.

 

Para ver a gravação de todas as mesas da Programação Principal da 21a Flip, acesse o canal do evento no Youtube.