Conteúdo
Home » Cultura » Flip – Feira Literária Internacional de Paraty

Desde 2019, a Mais Diferenças é parceria da Flip – Feira Literária Internacional de Paraty, como consultora em acessibilidade, tornando a programação de um dos maiores eventos de literatura do país, acessível e inclusivo para todas as pessoas.

A partir da assessoria para o planejamento das ações em conjunto com a produção da feira, a equipe da MD fornece uma gama de serviços que contribuem para a equiparação de oportunidades e acesso ao conteúdo integral do evento, considerando as dimensões atitudinal/relacional, de comunicação, conteúdos, processos, produtos e serviços

Assessoria e direção de acessibilidade para o projeto

A equipe da Mais Diferenças participa da concepção e do planejamento do projeto de acessibilidade e inclusão, buscando a transversalidade em relação às diferentes fases e etapas do projeto. 

São realizadas reuniões com diferentes equipes da Flip e fornecedores, para explicitar e orientar em relação às necessidades de públicos com diferentes deficiências e transtornos, tendo como referência a legislação vigente e as boas práticas de acessibilidade e inclusão.

 

Foto colorida que mostra uma moça, com cabelo compridos, posando com um chapéu em formato de regador de cor vermelha, com flores dentro dele, também vermelhas.

 

Tradução e interpretação em Libras 

Todas as 20 mesas da Programação principal contam com tradução e interpretação em Libras ao vivo, realizada por profissionais da Mais Diferenças, além da Flipinha e demais ações que compõem a programação como Rodas de conversa, Cortejos e outros.

São traduzidos os vídeos e demais peças de comunicação do evento.

Foto colorida que mostra a tradutora e intérprete em Libras em mesa na 21a Flip.

 

Audiodescrição

São realizadas audiodescrição ao vivo, executada por 2 profissionais especializados em acessibilidade em produtos e eventos culturais, sendo ambos locutores profissionais.

Os profissionais descrevem o ambiente, a identidade visual, os vídeos informativos, institucionais e dos parceiros, bem como o conteúdo imagético apresentado pelos participantes, possibilitando o acesso e a fruição prioritariamente de pessoas cegas e com baixa visão, além de contribuir também com o acesso pelo público com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos e com baixo letramento.

Foto colorida que mostra o audiodescritor da Mais Diferenças, em cabine, dentro da tenda do Auditório Principal da Flip.

 

Assessoria para projeto arquitetônico de acessibilidade incluindo piso tátil, mapa tátil e comunicação visual

A ação conta com o fornecimento de piso e mapa tátil, a partir da análise das questões de acessibilidade do Auditório da Matriz, do Auditório da Praça e do entorno.

Neste sentido, é realizado o trajeto do piso tátil, e em seguida, o projeto. A instalação é realizada pela equipe de produção da Flip com materiais adquiridos pela Mais Diferenças e com assessoria da equipe para a implantação no Auditório da Matriz. 

Foto colorida que mostra com foco, o piso tátil instalado no Auditório Principal da Flip.

O mesmo processo é realizado em relação ao Mapa Tátil, localizado na entrada do Auditório da Matriz. 

Foto detalhe do mapa tátil instalado na entrada do Auditório Principal da Flip.

Para saber mais sobre a Flip, acesse o canal no Youtube:

https://www.youtube.com/@flipfestaliteraria