Desde 2019, a Mais Diferenças é parceria da Flip – Feira Literária Internacional de Paraty, como consultora em acessibilidade, tornando a programação de um dos maiores eventos de literatura do país, acessível e inclusivo para todas as pessoas.
A partir da assessoria para o planejamento das ações em conjunto com a produção da feira, a equipe da MD fornece uma gama de serviços que contribuem para a equiparação de oportunidades e acesso ao conteúdo integral do evento, considerando as dimensões atitudinal/relacional, de comunicação, conteúdos, processos, produtos e serviços
Assessoria e direção de acessibilidade para o projeto
A equipe da Mais Diferenças participa da concepção e do planejamento do projeto de acessibilidade e inclusão, buscando a transversalidade em relação às diferentes fases e etapas do projeto.
São realizadas reuniões com diferentes equipes da Flip e fornecedores, para explicitar e orientar em relação às necessidades de públicos com diferentes deficiências e transtornos, tendo como referência a legislação vigente e as boas práticas de acessibilidade e inclusão.
Tradução e interpretação em Libras
Todas as 20 mesas da Programação principal contam com tradução e interpretação em Libras ao vivo, realizada por profissionais da Mais Diferenças, além da Flipinha e demais ações que compõem a programação como Rodas de conversa, Cortejos e outros.
São traduzidos os vídeos e demais peças de comunicação do evento.
Audiodescrição
São realizadas audiodescrição ao vivo, executada por 2 profissionais especializados em acessibilidade em produtos e eventos culturais, sendo ambos locutores profissionais.
Os profissionais descrevem o ambiente, a identidade visual, os vídeos informativos, institucionais e dos parceiros, bem como o conteúdo imagético apresentado pelos participantes, possibilitando o acesso e a fruição prioritariamente de pessoas cegas e com baixa visão, além de contribuir também com o acesso pelo público com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos e com baixo letramento.
Assessoria para projeto arquitetônico de acessibilidade incluindo piso tátil, mapa tátil e comunicação visual
A ação conta com o fornecimento de piso e mapa tátil, a partir da análise das questões de acessibilidade do Auditório da Matriz, do Auditório da Praça e do entorno.
Neste sentido, é realizado o trajeto do piso tátil, e em seguida, o projeto. A instalação é realizada pela equipe de produção da Flip com materiais adquiridos pela Mais Diferenças e com assessoria da equipe para a implantação no Auditório da Matriz.
O mesmo processo é realizado em relação ao Mapa Tátil, localizado na entrada do Auditório da Matriz.