Conteúdo
Home » Educação » Brincar » É brincando que se aprende! Um olhar sobre as Jornadas Pedagógicas do Projeto Brincar 2023

É brincando que se aprende! Um olhar sobre as Jornadas Pedagógicas do Projeto Brincar 2023

Profissionais de 651 Unidades Educacionais mergulharam em atividades inspiradoras


Profissionais da educação da DRE Itaquera no primeiro encontro das Jornadas Pedagógicas

A formação continuada dos profissionais da educação é essencial para a promoção de uma educação de qualidade e com equiparação de oportunidades para todos os estudantes. O Projeto Brincar, iniciativa que propõe a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil e incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência, realizou mais uma edição das Jornadas Pedagógicas, com participação de 730 educadores, neste ano de 2023. Este é um eixo do projeto que proporciona aos educadores a oportunidade de conhecer, experimentar e criar práticas pedagógicas inclusivas, a partir do trabalho de diferentes artistas.

O Projeto Brincar é uma iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, executada pela Mais Diferenças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 

De forma diversa e envolvente, os participantes puderam explorar os materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos produzidos pela MD, no âmbito do Projeto Brincar, com a mediação dos consultores pedagógicos do projeto. Eles puderam conhecer e reconhecer variadas linguagens artísticas, a partir da análise do quadro Pintura (Hombre con Pipa) de Joan Miró, da exposição Educação pela Noite de Clara Ianni e da reflexão sobre o espetáculo de dança Cão sem Plumas da coreógrafa Deborah Colker. Em especial, a atividade inspirada na série Objetos para tampar o sol dos seus olhos do artista mineiro Paulo Nazareth, despertou muito interesse entre os educadores: “Comentei com colegas da minha unidade sobre a atividade do chapéu. Foi muito bom, pois todos se envolveram dando ideias e com proposições para fazer com as crianças!” disse Adriana Machado, professora de Educação Infantil da DRE de Campo Limpo.

Durante os encontros, os profissionais foram desafiados a abordar de forma criativa diferentes técnicas e materiais para criar brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência. 

Educadores da DRE São Matheus participam de atividades práticas durante as formações

 

Nas palavras dos educadores, as atividades foram não apenas relevantes, mas profundamente impactantes!

Confira alguns depoimentos dos participantes das Jornadas Pedagógicas do Projeto Brincar 2023:

 

“A maneira como as materialidades foram experimentadas nessa formação do Projeto Brincar, está me inspirando para as formações na minha unidade.”

“Infinitas possibilidades de inclusão e interação que o brincar proporciona. Criatividade e imaginação precisam permear a Educação Infantil.”

“Ampliei muito o meu conhecimento e posso transferir para minhas crianças minhas companheiras”

“As práticas realizadas foram bem pertinentes para nossa formação, ótimo aprendizado para levar para nossa prática diária com nossas crianças, mais formações assim.”

“Cursos como esse fortalecem nosso trabalho junto aos bebês e as crianças e a comunidade escolar. Nestes encontros pude entender um pouco mais deste universo.”

” A leveza e beleza das propostas mostraram que a educação para todos se faz com a inteireza do ser, corpo, emoções e intelecto. Que as diversas linguagens, em especial as artísticas, são caminhos potentes e muito acessíveis para construção de uma educação inclusiva de sucesso.”

 

Próxima parada: Visitas Pedagógicas

Com a finalização do processo de formação das Jornadas Pedagógicas, iniciam-se as Visitas Pedagógicas. Neste eixo do Projeto Brincar, as e os educadores que participaram do ciclo formativo das Jornadas, podem se inscrever e solicitar uma visita dos consultores pedagógicos do projeto à escola onde atuam. Juntos, eles experimentam e investigam, baseados no contexto e nos desafios da Unidade Educacional, diversas atividades que podem ser realizadas por todas as crianças, com e sem deficiência, sem excluir ninguém. É o momento de criar materialidades a partir dos conteúdos pesquisados durante as formações.

 

Acompanhe mais notícias sobre o Projeto Brincar no site e nas redes sociais da Mais Diferenças!