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O que é o Projeto Brincar?

O Projeto Brincar é uma iniciativa concebida e executada pela Mais Diferenças, com aporte financeiro da Fundação Grupo Volkswagen, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Desde 2017, o Brincar propõe a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil e incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência.

As ações do Brincar envolvem assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento pedagógico (atividade in loco nas Unidades Educacionais que possibilita experimentar e dar materialidade aos conteúdos discutidos nas formações), produção de materiais pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às famílias.

O Projeto Brincar busca contribuir com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU):

  • Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
  • Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento

 

Projeto Brincar em 5 anos

Imagem em formato quadrado com informações sobre o Projeto Brincar.

 

Clique aqui para acessar o infográfico em PDF acessível.

 

Em 2017, o Projeto Brincar tinha uma atuação em 13 Unidades Educacionais (UEs) polo da rede municipal de educação, sendo uma por Diretoria Regional de Educação (DRE). além de formações e acompanhamento pedagógico para as equipes das UEs, o projeto desenvolveu e assessorou a realização de oficinas para famílias e crianças, com objetivo fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar e a importância do brincar como direito humano. Os encontros realizados aos fins de semana com famílias de crianças com e sem deficiência e seus educadores promoveram o incentivo à prática de brincadeiras que envolvam a todos no contexto familiar. Em 2018, as formações foram ampliadas para outras escolas do território de cada UE polo, com a mesma lógica de atividades.

Em 2019, iniciou-se a transição da formação nas Unidades Educacionais para formações oferecidas diretamente nas Diretorias Regionais de Educação, por livre adesão de profissionais de diferentes UEs. Ainda assim, prezou-se por manter a metodologia de combinar a formação com o acompanhamento in loco de tal forma que alguns dos participantes dessas formações ampliadas receberam visitas pedagógicas em suas UEs. Ainda em 2019, foi iniciado o Laboratório de Práticas Pedagógicas Inclusivas, um curso de 20 horas voltado a diversificar e ampliar repertórios em diferentes linguagens artísticas e culturais, fortalecendo a discussão das interfaces entre educação, cultura, artes, acessibilidade e inclusão. Também nesta edição do projeto, foram produzidos os materiais Pintura e transparência: sentidos à flor da pele, que traz sugestões de práticas pedagógicas e brincadeiras com o uso de plástico filme e tinta; Brincando com poesias, que apresenta as versões em audiovisual acessível e em PDF acessível de quatro poemas de Silvana Tavano, ilustrados por Adriana Fernandes, disponibilizados pela Editora Sesi-SP; e o Cardápio para Todos, que apresenta 60 nomes de alimentos com recursos de acessibilidade para atividades envolvendo todas as crianças – com diferentes deficiências e sem deficiência.

Em 2020, devido a pandemia de Covid-19, o Projeto Brincar foi realizado totalmente de forma remota e, ainda assim, conseguiu envolver mais de 7 mil profissionais em suas atividades. A principal ação formativa do ano foi a Oficina Brincar Inclusivo, um curso de 10h que foi oferecido a mais de 1.400 educadores de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade de São Paulo. A Oficina pautou a diversificação das atividades e o planejamento pedagógico inclusivo, buscando criar um olhar inventivo para os espaços da casa e propondo atividades inclusivas para realizar com as crianças por meio virtual e em um cenário de retorno com distanciamento social. Nesta edição, foram produzidos novos materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos, como o Arquitetura infantil: reinventando os espaços, um guia que reúne sugestões de atividades pautadas na construção de cavernas e tocas, em casa e nas Unidades Educacionais; e o material Fios do Brincar: tecendo o acolhimento de todos os bebês e crianças pequenas, que reflete sobre os primeiros anos de vida e reúnes sugestões de atividades para serem realizadas com bebês e crianças com e sem deficiência, principalmente aquelas com idade entre os 0 aos 3 anos. Também em 2020, foram lançados os três primeiros episódios da série Pílulas do Brincar. Clique aqui para acessar o infográfico em formato acessível sobre o Projeto Brincar em 2020.

No ano de 2021, ainda em meio às adversidades da pandemia de coronavírus, as ações formativas do Brincar alcançaram mais de 2.300 educadoras da rede pública de São Paulo, mesmo em formato remoto. Neste ano, o Projeto Brincar lançou os episódios 4, 5 e 6 da série “Pílulas do Brincar” e o material pedagógico “Brincando juntos: inspirações inclusivas para famílias”, que reúne sugestões de atividades que podemos realizar com todas as crianças – com diferentes deficiências e sem deficiência – usando materiais simples e de fácil acesso.

A sexta edição do projeto, iniciada em 2022, além de toda a estrutura de formações, visitas pedagógicas e assessorias nos territórios, trouxe mais novidades:  4 novos episódios da série de vídeos  “Pílulas do Brincar”, que celebram a trajetória profissional e artística de mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Acompanhe todas as novidades sobre o Projeto Brincar aqui no site da Mais Diferenças!


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