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Projeto Brincar inaugura Muro Tátil no CEU Água Azul, na zona leste de São Paulo

A estrutura contém recursos e materiais que estimulam o uso de diferentes sentidos

 

A Constituição Federal e a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência garantem o direito de todos a uma educação inclusiva e, para que isso se concretize, a escola deve ser um lugar de pertencimento, acolhimento e valorização da diversidade e das diferenças. 

É na esteira deste movimento que o Projeto Brincar, desenvolvido e executado pela Mais Diferenças, em parceria com Secretaria da Educação Municipal de São Paulo e patrocinado pela Fundação Grupo Volkswagen, desde 2017, atua diretamente para a promoção e o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas na educação pública infantil. As ações do projeto envolvem as 13 Diretorias de Educação do município com assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento pedagógico, produção de materiais pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às famílias. 

 

Imagem colorida de crianças sentadas no chão, am atividade com Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças.

Estudantes do CEU Água Azul participaram de atividades inclusivas como parte da programação do evento.

Como parte do encerramento das atividades da edição 2022 do Brincar, um Muro Tátil foi concebido na fachada do CEU Água Azul, umas das unidades educacionais contempladas pelo projeto, situada na zona leste de São Paulo.

 

Infraestrutura promove inclusão e acessibilidade 

Por meio de objetos táteis como boias de piscina do tipo espaguete, volantes de carro, móbiles de materiais recicláveis e muitos outros, fixados na fachada do prédio, a estrutura foi desenvolvida para proporcionar diferentes estímulos e incentivar o uso das múltiplas sensorialidades para que todas as crianças, com e sem deficiência, possam interagir com diferentes texturas, relevos e sons. Contando com outros recursos de acessibilidade, um QR Code oferece a audiodescrição e a interpretação em Libras da obra.

A concepção do projeto é de Adriana Chung, artista visual, produtora cultural e diretora artística, em colaboração com o artista e empreiteiro Vando Barbosa dos Santos e a assessoria pedagógica do Projeto Brincar.

 

Foto de Adriana Chung, artista visual que concebeu o projeto do Muro Tátil. Ela é uma mulher oriental, de cabelos médios pretos e usa uma blusa regata preta. Ela está em frente ao Muro Tátil.

Adriana Chung em frente ao Muro Tátil, no CEU Água Azul.

Todo o conceito da infraestrutura busca fortalecer as diretrizes da Educação Infantil, do Currículo da Cidade e do Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional, em diálogo com as premissas do Projeto Brincar, pautadas no Desenho Universal, nas diferentes linguagens artísticas, no direito e nas potencialidades de toda e qualquer criança.

 

Foto do Muro Tátil no CEU Água Azul. Na fachada do prédio da escola estão fixados diferentes objetos como bolinhas, placas de MDF, uma estrutura que lembra um iglu feita de boias-espaguete e outros.

Muro Tátil no CEU Água Azul.

 

Veja o registro em vídeo com recursos acessíveis (narração, audiodescrição, legenda em Português e Libras – Língua Brasileira de Sinais) de todo o processo:

 

Acesse o canal da Mais Diferenças no Youtube para assistir ao vídeo com a audiodescrição das imagens do Muro Tátil com a participação das crianças do CEU Água Azul!

Clique aqui para assistir!

 

Mais informações sobre o Projeto Brincar e outros projetos de educação e cultura inclusivas da Mais Diferenças estão disponíveis no site www.maisdiferencas.org.br .