Mais Diferenças - Educação e cultura inclusivas

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Em parceria com a Fundação Volkswagen e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o projeto Brincar atua em 36 unidades educacionais, além das 13 Diretorias Regionais de Educação. As instituições contam com assessoria à gestão, formação e acompanhamento, produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades.

O projeto propõe desde 2017 a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil e incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência.

A iniciativa tem como eixo principal as formações que acontecem nas unidades da rede pública do município de São Paulo, nos horários coletivos de estudo dos professores. Essa etapa contribui para que as escolas garantam o direito de aprendizagem de todos as crianças e para o fortalecimento da qualidade na educação. Há também momentos de acompanhamento em diferentes momentos do cotidiano escolar para o desenvolvimento conjunto de práticas pedagógicas inclusivas a partir dos aspectos teóricos discutidos em formação. Estar in loco com os profissionais nas unidades educacionais permite aos formadores do projeto observar, dialogar e contribuir com o processo de experimentação, buscando outros caminhos, sempre com foco na realização de atividades e brincadeiras para todos.

O projeto Brincar também desenvolve oficinas que têm como objetivo fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar e a importância do brincar como direito humano. Os encontros realizados aos fins de semana com famílias de crianças com e sem deficiência e seus educadores são uma oportunidade para a troca de experiências e o incentivo à prática das brincadeiras também no contexto familiar.

Sobre as publicações

Essa experiência gerou duas publicações: uma apostila usada na formação dos professores e um caderno que reúnem reflexões teóricas e apresentam registros e propostas práticas das atividades. Ambas estão disponíveis na seção ‘Materiais’, abaixo.


Notícias sobre o projeto


Eixos de trabalho


Depoimentos


Materiais