Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Livro sugere oito atitudes essenciais para a educação inclusiva

Livro sugere oito atitudes essenciais para a educação inclusiva

A publicação “Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva”, produzida por Nova Escola, com apoio da Fundação Volkswagen, reúne sugestões e práticas para o fortalecimento da inclusão nas escolas. O e-book traz a contribuição de diversos especialistas no tema, entre eles, as coordenadoras da Mais Diferenças Guacyara Labonia e Carla Mauch.

Ao longo da publicação, educadores e gestores encontram sugestões para envolver as famílias, usar as artes e as diferentes linguagens nas práticas pedagógicas e oferecer materiais e atividades diversificadas, entre outros.

Essa publicação complementa os conteúdos abordados em dois cadernos sobre inclusão na Educação Infantil: o Caderno Brincar – Volume 1, com reflexões sobre brincadeiras e práticas inclusivas, e o Caderno Brincar – Volume 2, com propostas práticas para brincadeiras inclusivas.  Os dois cadernos estão disponíveis para serem baixados gratuitamente na seção ‘Materiais’ da página do Projeto Brincar.

O Projeto Brincar é uma iniciativa da Fundação Volkswagen, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e concebida e executada desde 2017 pela Mais Diferenças. A iniciativa promove atividades articuladas de assessoria, formação, desenvolvimento e acompanhamento de práticas pedagógicas inclusivas, produção de materiais acessíveis, mobilização e sensibilização das famílias. Essas ações partem da premissa de que o brincar é direito de todas as crianças, com e sem deficiência.