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Caixa do Brincar: jogos, brinquedos e livros acessíveis e inclusivos

A Mais Diferenças desenvolveu um kit de recursos para apoiar a formação de educadores e a realização de práticas e brincadeiras inclusivas com crianças com e sem deficiência na Educação Infantil. Treze unidades educacionais e 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) do município de São Paulo, que participam do projeto Brincar, receberam esse Kit. O Brincar é uma iniciativa da Fundação Volkswagen em parceria com a Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Foram selecionados brinquedos, objetos e jogos para fazer parte de brincadeiras em que crianças com e sem deficiência estivessem juntas, com a perspectiva de ampliar seus usos de forma acessível e inclusiva. Além disso, a equipe pedagógica da Mais Diferenças pesquisou e desenvolveu jogos e materiais inclusivos que auxiliassem o trabalho dos educadores na criação de novas brincadeiras e atividades para crianças com e sem deficiência.

O kit, que recebeu o nome de “Caixa do Brincar”, tem mais de 50 itens entre jogos, brinquedos, livros infantis e filmes com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda e janela de Língua Brasileiras de Sinais) e materiais didáticos sobre a linguagem cinematográfica. Conta ainda com uma seleção de livros relacionados à educação, infância e inclusão para complementar a formação dos educadores sobre esses temas.

Confira na galeria de imagens abaixo os materiais da Caixa do Brincar:

 

 

Brinquedos e materiais pedagógicos 

– Hortifrúti Legumes
– Hortifrúti Frutas
– Torre de Formas Geométricas
– Kit Família
– Alfabeto Braille Vazado
– Dominó de Texturas
– Reglete positiva + punção + folhas de 120g
– Tesoura com mola
– Bola de Guizo Futsal
– Bola de Guizo brincadeira
– Boneco malabarista
– Kit Cela Braille
– Alfabeto produzido pela Mais Diferenças: 1 conjunto com 13 fichas (tamanho A4)
– Numeral produzido pela Mais Diferenças: 1 conjunto com 5 fichas (tamanho A4)
– Cardápio produzido pela Mais Diferenças: 1 conjunto com cerca de 60 fichas (tamanho A4)

Caixa do Cinema Inclusão

– Manual: 01 livreto onde se encontram informações e sugestões de trabalho para o professor.

– DVDs:
05 filmes de animação, nacionais e em formato curta-metragem, cujos títulos são:
Seu dente, meu bico, de Marão
O anão que virou gigante, de Marão
Imagine uma menina com cabelos de Brasil, de Alexandre Bersot
Menina da Chuva, de Rosária
Os olhos do pianista, de Frederico Pinto

– Jogos e objetos desenvolvidos pela Mais Diferenças para aproximar adultos a crianças do mundo do cinema e do audiovisual. São eles:

Jogo de cartas Roteiro & Ação

03 baralhos Roteiro e Ação – É um jogo de cartas com imagens com a temática do cinema, que estimulam a possibilidade de contar variadas histórias. Acompanha um CD com a audiodescrição da regra e das imagens das cartas do baralho.

01 conjunto para Stop Motion – Reprodução de 38 fotografias para serem organizadas em diferentes sequências, fotografadas novamente e reproduzidas com a câmera fotográfica rapidamente, criando assim um material audiovisual.

02 Flipbooks (imagem abaixo)– Livreto com imagens organizadas sequencialmente que ao serem folheadas rapidamente criam a ilusão de movimento, gerando uma sequência animada sem ajuda de qualquer equipamento.

01 Taumatrópio – Disco feito em papel, com dois lados e uma figura diferente em cada lado. O disco é preso a uma haste e ao ser girado rapidamente cria a ilusão de que é uma só imagem.

Livreto com imagens

30 Vendas para olhos – vendas em tecido para realização de vivências com os alunos.

Livros

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 1. ed. São Paulo: Moderna, 2003. 95 p.
BRITO, Ângela do Céu Ubaiara; KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Por que as folhas e frutos caem? De onde vêm as borboletas?. São Paulo: Pontão de Cultura/Ministério da Cultura/Polo Books, 2015. 72 p.
OSTETO, Luciana Esmeralda. Registro na Educação Infantil. Papirus Editora. São Paulo, 2017. 185p.
LARROSA, Jorge (org). Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 320 p.
HOLM, Anna Marie. Eco-Arte com Crianças. 1 (português). ed. São Paulo: Ateliê Carambola Escola de Educação Infantil, 2015. 110 p.
DIEGUES, Isabel et al. Arte Brasileira para Crianças. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016. 224 p.
GOLDIN, Daniel. Os Dias e os Livros: Divagações sobre a Hospitalidade da Leitura. 1. ed. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 176 p.
KUPFER, Maria Cristina Machado; PATTO, Maria Helena Souza; VOLTOLINI, Rinaldo (Org.). Práticas Inclusivas em Escolas Transformadoras: Acolhendo o aluno-sujeito. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2017. 416 p.
ZATS, Lia. Adelia Sonhadora. Ilus. Luise Weiss. Local: WG Produto, 2012. 32 p. (Coleção Adelia)
ZATS, Lia. Adelia Esquecida. Ilus. Luise Weiss. Local: WG Produto, 2011. 32 p. (Coleção Adelia)
FONTANA, Elaine (org.). Segall Portátil. Transcrição para braille: Maria Christina Nassif. Texto: Ferreira Gullar. Ilus. Lasar Segall e Daniel Bueno. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2015. 60 p.
RUFFATO, Luiz. A história verdadeira do sapo Luiz. Ilus. Ionit Zilberman. 1 ed. São Paulo: Editora DSOP, 2014. 40 p.
NEVES, André. Tom. Ilus. André Neves. Porto Alegre: Editora Projeto, 2012. 50 p.
CARRASCO, Walcyr. Daniel no mundo do silêncio. Ilus. Cris Eich. 1 ed. São Paulo: Ática, 2011. 40 p.
RANDO, Silvana. Gildo. Ilus. Silvana Rando. 1 ed. São Paulo: Brinque-Book, 2010. 28 p.
JEFFERS, Oliver. Como pegar uma estrela. Trad. Lenice Bueno. Ilus: Oliver Jeffers. São Paulo: Moderna, 2010. 32 p.
BROWNING, Robert. O Flautista de Hamelin. Ilus: Kate Greenaway. [SI]

O que é o Brincar – O projeto Brincar propõe desde 2017 a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil e incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças nas unidades educacionais, com e sem deficiência. Em parceria com a Fundação Volkswagen e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o projeto envolve 36 unidades educacionais, além das 13 Diretorias Regionais de Educação. As unidades participantes contam com assessoria à gestão, formação e acompanhamento, além de ações de sensibilização e mobilização junto às comunidades e famílias.