Na maior ação formativa do Projeto Brincar 2020, contamos com 1.467 educadoras experimentando e inventando práticas pedagógicas inclusivas.
As 26 turmas da Oficina Brincar Inclusivo colocaram a mão na massa. Inspiradas pelas Pílulas Do Brincar, criaram obras de arte congeladas com elementos naturais e inventaram esculturas com objetos de casa. E acreditamos que muitas das 49.470 crianças impactadas brincaram também.
Com a ajuda de convidados ilustres do mundo das artes e da literatura como Valter Hugo Mãe, Mia Couto e Manoel de Barros, construímos um planejamento pedagógico para todos, que seja mais poético e fluido.
Exploramos a riqueza pedagógica da Libras e da descrição de imagens. Refletimos sobre a lentificação do tempo e a subversão dos espaços.
Nessas 260 horas brincando juntos, a sensação foi que conseguimos ultrapassar as telas e pensar a educação inclusiva de forma acolhedora e dialógica.
Esperamos que a Oficina Brincar Inclusivo continue a ressoar e agradecemos cada educadora que a construiu conosco!
Confira alguns dos depoimentos da Oficina Brincar Inclusivo 2020
“A Oficina me trouxe muitas reflexões e experiências inovadoras e me faz ter a certeza que a inclusão é possível e, para isso, basta nós educadores estarmos dispostos e engajados.”
“O projeto sugere atividades simples porém ricas em potencialidades para as famílias desenvolverem em casa com as crianças, com ou sem deficiência.”
“As brincadeiras e dinâmicas propostas atendem a todas as crianças, tendo em vista a sua singularidade de ser pensante, investigativo, curioso e criativo.”