Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Mais Diferenças e Fundação Grupo VW lançam mais 4 episódios da série “Pílulas do Brincar”

Mais Diferenças e Fundação Grupo VW lançam mais 4 episódios da série “Pílulas do Brincar”

Desde 2017, o Projeto Brincar dissemina práticas e materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos, com o objetivo de assegurar o direito fundamental de todas as crianças a um desenvolvimento saudável, tendo o brincar como eixo fundamental.

 

Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, concebida e executada  pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Brincar está em sua 6ª edição e já trouxe novidades: 4 novos episódios da série “Pílulas do Brincar” estão disponíveis para download no site da MD. 

 

As “Pílulas do Brincar” são uma série de vídeos acessíveis – com Libras, legenda e audiodescrição – nos quais os arte-educadores Thiago Franco e Suia Legaspe propõem brincadeiras e proposições pedagógicas inspiradas em um artista. Os vídeos apresentam atividades que podem ser feitas em contextos escolares ou domésticos. Já foram apresentados  artistas como Cildo Meireles, Paulo Nazareth e Hanoch Piven.

 

Para os vídeos mais recentes da série, a MD selecionou grandes artistas mulheres e LGBTQIA+. No episódio 7, podemos conhecer mais sobre o trabalho de Anarkia Boladona (nome artístico de Panmela Castro), grafiteira e artista plástica carioca, que imprime nos muros, ilustrações cheias de símbolos que representam a luta feminista. O episódio 8 traz o trabalho da alemã Antje Damm, nascida na cidade de Wiesbaden, em 1965. Antje é ilustradora e autora de livros infantis. O penúltimo episódio traz brincadeiras inspiradas nas instalações de Rita Ponce de Léon, artista peruana que leva o espectador a experimentar diferentes atitudes corporais e modos de se relacionar com os sentidos e com o coletivo. A inspiração para o episódio 10 veio da artista Uýra, que através de suas performances, mostra uma arte de resistência em defesa da flora, da fauna e do povo amazônico.

 

Cada vídeo é acompanhado por um material complementar em PDF acessível com mais informações sobre os artistas. Você pode assistir a série completa, que agora soma 10 episódios, pelo Youtube, no canal da Mais Diferenças – www.youtube.com/user/maisdiferencas – ou baixar de forma gratuita pelo site da MD no link https://maisdiferencas.org.br/materiais/pilulas-do-brincar/

 

Acompanhe as notícias sobre o Brincar e outros projetos pelo site e redes sociais da Mais Diferenças: www.maisdiferencas.org.br ; www.facebook.com/maisdiferencas ; www.instagram.com/maisdiferencas .