Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Equipe do projeto Brincar participa da Jornada Pedagógica com atividades sobre práticas e brincadeiras inclusivas

Equipe do projeto Brincar participa da Jornada Pedagógica com atividades sobre práticas e brincadeiras inclusivas

O projeto Brincar realizou oficinas e palestras sobre práticas e brincadeiras inclusivas durante a primeira Jornada Pedagógica da Educação Infantil, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em 28 de junho. Educadores e gestores de toda a rede pública municipal participaram da Jornada, que promoveu ações simultâneas em todo o município para o compartilhamento de saberes e práticas com foco na implementação do Currículo da Cidade – Educação Infantil, lançado em 2018.

Em parceria com a Fundação Volkswagen e a SME, o Brincar atua desde 2017 em unidades da Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência.

Durante a Jornada, as oficinas conduzidas por Guacyara Labonia e Arthur Calazans, da equipe do projeto Brincar, abordaram o brincar inclusivo e apresentaram conceitos e atividades práticas para cerca de 200 educadores em duas unidade de Educação Infantil: CEU Caminho do Mar, no Jardim Lourdes, e CEU Cidade Dutra, em Cidade Dutra.

Na Barra Funda, Carla Mauch, da equipe do projeto, conduziu a palestra “O brincar é para todos: um novo olhar para a inclusão na Educação Infantil”. A programação também contou com intervenções de Mônica Leone, da Divisão de Educação Especial da SME, Soraia Aparecida Inácio da Cruz, da SME, e relatos de experiências do supervisor escolar Cristovam da Silva Alves e da professora e membro da equipe de comunicação da secretaria Rafaela Diedrich.

“Nosso desafio na educação inclusiva é assegurar que as crianças com e sem deficiência brinquem juntas. É migrarmos da realização de atividades adaptadas para atividades diversificadas, com diferentes formas de fazer. A brincadeira pode ser bilíngue e usar a Língua Brasileira de Sinais, os corredores do refeitório podem ganhar mural para que a criança cadeirante e a criança sem deficiência desenhem juntas”, destacou Carla em duas palestras para aproximadamente 1000 educadores participantes da Jornada, no auditório da UNINOVE localizado na Barra Funda.

Veja algumas fotos dessas ações: