Conteúdo
Home » Cultura » Acessibilidade em Bibliotecas Públicas (MinC) » SNBP e MD realizam processo de seleção de livros em domínio público que serão acessibilizados

SNBP e MD realizam processo de seleção de livros em domínio público que serão acessibilizados

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e a Mais Diferenças (MD) realizam junto às bibliotecas que participam do projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas” uma seleção de dois livros em domínio público para os quais serão desenvolvidos recursos de acessibilidade.

A meta “Qualificação de Acervo” do projeto prevê o desenvolvimento, a reprodução e a distribuição de dez livros acessíveis, em formato digital, às instituições participantes.

Essas obras atenderão a pessoas com diferentes deficiências. Os formatos a serem desenvolvidos são: Daisy; audiolivro; VLIBRAS e fonte ampliada com contraste.

O SNBP e MD elaboraram uma lista com cinco títulos, dos quais dois serão selecionados.

As obras são as seguintes:

1. O Pequeno Príncipe, Antoine Saint-Exupéry, 1943

“O Pequeno Príncipe” é um clássico da literatura infanto-juvenil que encantou (e ainda encanta) crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. A obra narra a história de um piloto de avião que, após uma pane, cai no Deserto do Saara. Ele acaba adormecendo e, ao acordar, vê um garotinho de cabelos dourados, pedindo que lhe desenhe um carneiro. Daí em diante, o Pequeno Príncipe transmite ao piloto, de forma simples, valores e lições. Por meio de uma linguagem poética, o autor traz de volta os sonhos, as dúvidas, a vontade de fazer diferente e o jeito das crianças de observar e compreender o mundo. Em 2015, este livro entrou em domínio público.

2. Cancioneiro, Fernando Pessoa; 1914-1935

A obra é composta por poemas líricos, rimados e metrificados, com forte influência simbolista. Nesta antologia se destaca uma das suas mais famosas criações, a poesia “Autopsicografia”, que começa com os seguintes versos. “O poeta é um fingidor. / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente”. ‘Cancioneiro’ é a designação dada ao conjunto de poesias líricas medievais, portuguesas ou espanholas.

3. O Romance do Pavão Misterioso, João Melquíades Ferreira da Silva; 1923

A obra foi escrita por um poeta pioneiro, da primeira geração do cordel, que tinha o romance como parte do repertório de suas cantorias. Na narrativa, o herói Evangelista apaixona-se de tal maneira pela moça de um retrato que quer conhecê-la pessoalmente. Para atingir seu objetivo, ele procura um engenheiro chamado Edmundo para construir um aeroplano-pavão de alumínio, capaz de chegar à torre onde a condessa Creusa encontra-se prisioneira a mando do próprio pai, e raptá-la.

4. A Nova Califórnia, Lima Barreto; 1916

Em uma sátira da corrida do ouro na Califórnia no século XIX, Lima Barreto faz uma crítica à ganância humana em “A Nova Califórnia”. Um homem misterioso chamado Raimundo Flamel chega a Tubiacanga, pequena cidade do interior do Rio de Janeiro. Ele convoca o coronel Bentes, o procurador Carvalhães e o farmacêutico Bastos para assistir a uma experiência: a execução da fórmula que transforma ossos em ouro. Depois disso, Flamel desaparece da cidade.

5. Relíquias de Casa Velha, Machado de Assis; 1906

Este é o segundo livro de contos de Machado de Assis, composto por “Pai Contra Mãe”, “Maria Cora”, “Marcha Fúnebre”, “Um Capitão de Voluntários”, “Suje-se Gordo!”, “Umas Férias”, “Evolução”, “Pílades e Orestes”, “Anedota do Cabriolet” e “Páginas Críticas e Comemorativas”. No início da obra, o autor faz a advertência: “Uma casa tem muita vez as suas relíquias, lembranças de um dia ou de outro, da tristeza que passou, da felicidade que se perdeu.”

Concluída a votação, o resultado será divulgado na fanpage do Projeto.

Entenda os critérios de seleção das obras (domínio público)

A MD e o SNBP levaram em conta os seguintes critérios para definição da lista:

– A relação dos 50 livros de maior interesse no DomínioPúblico.Gov.Br;
– Os livros em domínio público que ainda não foram acessibilizados;
– O desejo de que as obras atendam a diferentes públicos frequentadores das bibliotecas públicas brasileiras;
– A intenção de abarcar diferentes gêneros literários;
– As obras clássicas da literatura brasileira e universal, e autores consagrados; e
– Os autores e obras que entraram em domínio público recentemente.