Conteúdo
Home » Cultura » Iberbibliotecas » São Paulo recebe Estágio Internacional do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas

São Paulo recebe Estágio Internacional do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas

Entre os dias 6 e 10 de novembro será realizado, em São Paulo, o 2º Estágio Internacional do programa Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). A realização do Estágio no Brasil é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Coordenação-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e conta com organização e curadoria da OSCIP Mais Diferenças.

A temática do estágio é acessibilidade, diversidade e inclusão em bibliotecas públicas. Os bibliotecários selecionados pelos países e cidades membros do Iberbibliotecas farão visitas, contatos e intercâmbios com instituições que realizam ações significativas nestes campos. Além disso, participarão de oficinas sobre recursos de acessibilidade, mediação de leitura e uso de Tecnologia Assistiva no âmbito das bibliotecas, atividades sob a responsabilidade da Mais Diferenças.

Entre os objetivos do estágio está a contribuição para o fortalecimento das políticas, programas e projetos relativos ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão de forma articulada e transversal. A semana de encontros também visa a consolidação de parcerias entre bibliotecas e outros equipamentos culturais e educacionais, como museus, centros culturais, escolas e teatros.

O Estágio começa na manhã do dia 6 (segunda-feira), em um encontro de boas-vindas com a presença de todos os participantes do Estágio e profissionais da área, além de autoridades do Ministério da Cultura e do secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. A abertura contará também com a presidente do Iberbibliotecas, Lovania Garmendia Bonilla. Em seguida o grupo visita o Museu Lasar Segall. Para os dias seguintes, a programação inclui visitas à Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, à Biblioteca Municipal Mário Schenberg, ao Memorial da Inclusão, à Biblioteca São Paulo, ao Museu Afrobrasil e ao Museu de Arte Moderna (MAM).

O roteiro prevê vários momentos de intercâmbio e compartilhamento de práticas entre os participantes, com atenção especial à inclusão social e à acessibilidade. No dia 10 (sexta-feira), o grupo participa de um debate com a presença de leitores com deficiência, que terão espaço para expor suas percepções e demandas em relação ao acesso ao livro, à leitura e às bibliotecas públicas.

Sobre a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas
A CGSNBP integra a estrutura do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, no Ministério da Cultura. Entre suas atribuições figura a representação do Brasil no Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), programa resultado da concertação de países ibero-americanos em fóruns multilaterais e composto por sete Estados Nacionais e duas cidades. No momento, o Brasil ocupa a vice-presidência que é exercida pela CGSNBP. A presidência está a cargo da Costa Rica, que estará representada na abertura do Estágio Internacional pela presidente Lovania Garmendia Bonilla.

Sobre o Iberbibliotecas
A fim de contribuir para a consolidação do Espaço Cultural Ibero-Americano e para reafirmar a função social das bibliotecas, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) visa a promover o acesso livre e gratuito à leitura e informação para todos os cidadãos, sem qualquer discriminação. Para isso, pretende criar uma rede ibero-americana de cooperação no campo das bibliotecas públicas, assim permitindo impulsionar recursos em uma plataforma de benefício comum para todos os países membros do programa Iberbibliotecas.

O programa Iberbibliotecas deseja aproveitar ao máximo a tecnologia dos sistemas de informação e comunicação e promover seu acesso democrático para apoiar o desenvolvimento das redes de bibliotecas públicas ibero-americanas (criação, consolidação e modernização), além de tornar visível seu impacto na construção de sociedades democráticas e no fortalecimento do tecido social.
Linha 1. Políticas públicas: desenvolver ações que influenciam o projeto e formulação de políticas públicas.
Linha 2. Formação e capacitação: profissionalizar os servidores das bibliotecas públicas.
Linha 3. Pesquisa e estudos: criar conhecimento para o fortalecimento dos sistemas de bibliotecas públicas.
Linha 4. Serviços de biblioteca inovadores: criar formas inovadoras de acesso e uso de informação, conhecimento e cultura.
Atualmente, o programa é composto por Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, além das cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).