Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Advocacy » Projeto de livros acessíveis da Mais Diferenças é reconhecido por iniciativa internacional dentre 900 outras organizações

Projeto de livros acessíveis da Mais Diferenças é reconhecido por iniciativa internacional dentre 900 outras organizações

Ação da UNAOC, em parceria com o Grupo BMW, apoia projetos sociais inovadores 

 

Grupo de pessoas de mãos dadas e braços para o alto, em cerimônia do Intercultural Innovation Hub. Eles estão em um palco, com um telão no fundo.

Representantes das organizações reconhecidas participaram de cerimônia em Berlim – Créditos: UNAOC

 

A pauta da diversidade e da inclusão figura hoje entre as mais discutidas em todo o mundo. Frente a tantos desafios, diferentes setores da sociedade estão se mobilizando para que haja, de fato, desenvolvimento sustentável sem deixar ninguém para trás.

A ONG Mais Diferenças, que completa 18 anos em 2023, atua em defesa de uma sociedade inclusiva por meio de ações de incidência em políticas públicas e projetos de educação e cultura para promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Neste sentido, criar oportunidades de acesso ao livro, à leitura e à literatura por este público é um dos principais eixos de trabalho da organização.

 

Literatura em múltiplos formatos acessíveis

Historicamente, pessoas com deficiência tiveram oportunidades restritas de acesso à educação e à cultura em condições de igualdade com as demais pessoas. Embora isto esteja mudando com o advento das políticas de inclusão social, esta população ainda enfrenta muitas barreiras de acessibilidade em todas as suas dimensões. O simples ato de ler um texto literário pode ser uma impossibilidade, neste cenário. 

O projeto “Literatura em múltiplos formatos acessíveis” da Mais Diferenças nasce neste contexto. A partir da experiência adquirida desde a sua fundação, a organização criou uma metodologia pioneira que reúne, em uma única obra literária, diferentes recursos de acessibilidade. Os livros desenvolvidos pela Mais Diferenças se tornam peças audiovisuais que contam com narração, texto em Linguagem Simples, descrição das imagens, janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de ambientação sonora e animação das ilustrações. 

 

Captura de tela do livro em formato audiovisual acessível "Olhos de Jaguar". Em um fundo roxo, com totens coloridos. Lê-se "O tatu e o jaguar estavam fazendo uma viagem juntos". Abaixo do texto, estão ilustrações do jaguar e o do tatu. No canto inferior direito, está a tradutora e intérprete em Libras.

Captura de tela do livro em formato audiovisual acessível “Os Olhos do Jaguar”, de Yaguarê Yamã, disponível na Biblioteca Mais Diferenças.

 

A Mais Diferenças já desenvolveu 66 livros de literatura em múltiplos formatos acessíveis, desde clássicos universais como “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll; “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry; e “Peter Pan”, de J. M. Barrie, até títulos de autores consagrados da literatura brasileira, como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cecília Meireles, entre outros. A literatura infantil contemporânea também conta com bons exemplares: todos os livros audiovisuais acessíveis da Campanha Leia com uma Criança, do Itaú Social, são desenvolvidos pela Mais Diferenças.

Como uma chancela de sua relevância, o projeto foi reconhecido pelo Intercultural Innovation Hub, uma parceria entre a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e Grupo BMW, com apoio da Accenture.

 

Sobre o Intercultural Innovation Hub (IIH)

O IIH é uma iniciativa que se propõe a dar visibilidade a organizações e projetos sociais, em nível internacional, que apresentam soluções inovadoras para os desafios das sociedades contemporâneas. Tem como missão conectar agentes de mudança de diferentes localidades e culturas, fortalecer capacidades institucionais e ampliar o alcance e replicabilidade de suas atividades.

 

Foto que mostra a Coordenadora de Avocacy da Mais Diferenças, Thaís Martins

Thaís Martins, Coordenadora de Advocacy da Mais Diferenças, recebe o símbolo de reconhecimento da organização pelo projeto “Literatura em Múltiplos Formatos Acessíveis” – Créditos: UNAOC

 

Dentre mais de 900 inscrições na edição de 2023, as 10 organizações selecionadas têm pela frente um programa abrangente de capacitação com duração de um ano, com o objetivo de potencializar seu trabalho. O programa de apoio consistirá em financiamento, treinamentos e capacitações, mentoria e oportunidades de participação em eventos globais e regionais. 

Na América Latina, quatro organizações foram reconhecidas. A Mais Diferenças é a única brasileira entre elas.

 

Mais do que um direito, uma certeza

A Coordenadora de Advocacy da Mais Diferenças, Thaís Martins, representou a organização na cerimônia do IIH, que aconteceu em maio de 2023 em Berlim, na Alemanha.  Durante sua fala sobre o projeto “Literatura em múltiplos formatos acessíveis”, ressaltou:

“Temos plena convicção de que todas as pessoas, independentemente de qualquer característica, têm o direito e a capacidade de aprender, de ler, de ter acesso à informação e à literatura. E ninguém deve ser deixado de lado ou deixado para trás.”.

 

A foto mostra Thais Pereira Martins, Coordenadora de Advocacy da Mais Diferenças, sentada ao lado de duas mulheres, falando ao microfone, na cerimônia do Intercultural Innovation Hub.

Thaís Martins, Coordenadora de Advocacy da Mais Diferenças, fala na cerimônia do Intercultural Innovation Hub, em Berlim – Créditos: UNAOC

 

Para conhecer os livros acessíveis da Mais Diferenças, acesse:

www.maisdiferencas.org.br/biblioteca/livros