Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Envelhecimento e deficiência: direitos e políticas públicas » Pesquisa online sobre envelhecimento e deficiência na região de Campinas

Pesquisa online sobre envelhecimento e deficiência na região de Campinas

O Projeto Envelhecimento e Deficiência, executado pela ONG Mais Diferenças com recursos do Fundo Estadual do Idoso de São Paulo (CEI/SEDS), pretende analisar a qualidade de vida da população com deficiência idosa.

O projeto enfoca os 43 municípios da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Campinas e busca divulgar informações sobre o assunto e promover a formulação, a implementação e o aprimoramento de políticas públicas para atendimento da população com deficiência idosa.

A equipe do projeto está realizando um extenso mapeamento da rede de atendimento disponível ao público com deficiência idoso, bem como das políticas, programas e ações direcionadas a esta população.

Para dar conta desse mapeamento, foram combinadas diferentes estratégias de pesquisa: revisão bibliográfica sobre o tema, análise de dados secundários, pesquisa com dados primários e estudos de caso de boas práticas.

No momento, duas pesquisas online estão disponíveis para preenchimento por equipes das prefeituras municipais e de organizações que prestam atendimento a esse grupo. As pesquisas podem ser acessadas abaixo:

Clique aqui para acessar o questionário para gestão pública municipal

Clique aqui para acessar o questionário para rede de atendimento

Ao final do projeto, serão desenvolvidas uma publicação que sistematiza os achados da pesquisa, elenca boas práticas e dá recomendações para as políticas municipais, além de uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência idosa. Os dois documentos serão lançados em um seminário em 2021. Na oportunidade, acontecerá um workshop de capacitação de profissionais dos municípios sobre o tema.