Conteúdo
Home » Cultura » Programa Livros Acessíveis » MD inicia formações e mediações do Programa Livros Acessíveis!

MD inicia formações e mediações do Programa Livros Acessíveis!

Nesta semana se iniciam as formações e mediações de leitura acessíveis e inclusivas do Programa Livros Acessíveis, executado pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

As ações serão executadas em parceria com uma gama variada de atores centrais não só para o livro e a leitura no Estado, mas também para a educação e para os direitos das pessoas com deficiência. Destacam-se dentre os parceiros a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, o Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência e a SP Leituras. 

As formações, voltadas para profissionais da educação e cultura, serão oficinas de mediação de leitura acessível e inclusiva, com abordagem dinâmica e prática. A partir dos livros em múltiplos formatos acessíveis desenvolvidos no âmbito do Programa, serão abordados marcos legais, políticas públicas e conceitos relativos à inclusão de pessoas com deficiência em contextos educativos e culturais. 

Além disso, serão discutidas as características dos diferentes formatos acessíveis e estratégias e práticas pedagógicas relacionadas ao uso desses materiais. Os encontros serão mediados por uma equipe multidisciplinar da Mais Diferenças e contarão com a participação de pessoas com deficiência que integram o grupo responsável por desenvolver parte dos livros acessíveis.  

Já as mediações de leitura apresentarão as versões acessíveis de livros produzidas pelo Programa para o público em geral e, a depender do título, serão voltadas para o público infantil, infantojuvenil ou adulto.

Toda a programação contará com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).