Conteúdo
Home » Cultura » Programa Livros Acessíveis » Mais Diferenças promove formação sobre leitura acessível e inclusiva para as 91 Diretorias de Ensino de São Paulo

Mais Diferenças promove formação sobre leitura acessível e inclusiva para as 91 Diretorias de Ensino de São Paulo

Encontros abordaram estratégias para o acesso das pessoas com deficiência à literatura

Além de um direito humano fundamental, é indiscutível que a leitura é uma das práticas mais importantes para o desenvolvimento integral e ampliação de repertórios de qualquer pessoa. Para as pessoas com deficiência, há muito o que avançar na acessibilidade. A partir desta perspectiva, a Mais Diferenças, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), desenvolve o Programa Livros Acessíveis que produz títulos de literatura infantil e infanto-juvenil em múltiplos formatos acessíveis para que a leitura e as histórias cheguem a todas as pessoas, com e sem deficiência.

A produção dos livros acessíveis é aliada a ações formativas junto a diversos parceiros a fim de disseminar a perspectiva inclusiva e subsidiar profissionais da educação e cultura. De agosto a outubro de 2021, junto à SEDUC-SP, a Mais Diferenças ofereceu formações para mais de 250 professores e mediadores de leitura da área de Educação Especial, além de analistas socioculturais. As ações alcançaram 91 Diretorias Regionais de Ensino, abrangendo todo o Estado de São Paulo.

Os encontros foram mediados por Carla Mauch e Guacyara Labonia, profissionais com ampla trajetória na inclusão de pessoas com deficiência, e contou com a participação de integrantes do grupo de pessoas com e sem deficiência responsável pela elaboração das versões em Leitura Fácil dos materiais. Danilo Santos, Mario Paulo Greggio, Bruno Rondon e Letícia Guimarães, jovens e adultos com diferentes deficiências, instigaram os profissionais a diversificar suas estratégias nos espaços educativos em que atuam.

As pessoas acham que as pessoas com deficiência têm dificuldade e não dão oportunidades. Eu tenho sim dificuldades e sei meus limites como qualquer outra pessoa. Eu ajudo nos livros de Leitura Fácil, porque acho que mais pessoas precisam ter essa oportunidade que eu estou tendo”, declara Bruno Rondon.

A MD, por meio de sua coordenadora Carla Mauch, também participou de dois programas junto ao Centro de Mídias da Seduc-SP: O que são Livros Acessíveis? e o Livros acessíveis e a literatura para todos. No dia 25 de novembro, haverá um novo programa com foco no Clube de Leitura da Mais Diferenças.

Os livros do Programa Livros Acessíveis estão na categoria de livros proprietários com direitos autorais e podem ser acessados por pessoas com deficiência, suas famílias ou pelos profissionais que trabalham com elas. O cadastro autodeclaratório para garantir o acesso pode ser feito no site da Mais Diferenças: maisdiferencas.org.br/biblioteca/livros/