Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Advocacy » Mais Diferenças é reconhecida pelo Zero Project 2022

Mais Diferenças é reconhecida pelo Zero Project 2022

A Mais Diferenças é uma organização que desde 2005, assessora, pesquisa, estuda, experimenta, produz e compartilha conhecimento, práticas, modos de fazer, materiais e publicações relacionados à educação e cultura inclusivas, tendo como princípios básicos a acessibilidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Ocupa posição de destaque neste campo, em todo território nacional, e pôde reafirmar esta condição na Conferência Internacional do Zero Project 2022.

O Zero Project é um prêmio internacional promovido pela Essl Foundation, e tem como objetivo reconhecer e divulgar soluções que melhoram a vida cotidiana e os direitos legais de todas as pessoas com deficiência. Na edição de 2022, cujo tema foi acessibilidade, a Mais Diferenças foi uma das organizações premiadas por seu trabalho na produção e disseminação de livros em múltiplos formatos acessíveis. 

Desde 2014, a MD produziu versões audiovisuais de mais de 70 livros que incluem texto, narração, audiodescrição, Leitura Fácil, animação, paisagens sonoras e interpretação em Libras para crianças, jovens e adultos. Até o momento, esses livros foram acessados por mais de 380.000 pessoas. Destaca-se também a capacitação de mais de 20.000 profissionais de educação e cultura em estratégias de mediação de leitura acessíveis e inclusivas. As publicações em múltiplos formatos acessíveis são produzidas tendo o Desenho Universal como premissa, ou seja, podem ser lidos por pessoas com e sem deficiência.

No dia 23 de fevereiro, a coordenadora da Mais Diferenças, Carla Mauch, compartilhou dados e resultados dessa trajetória na ZeroCon22, no painel intitulado “Convertendo livros e histórias em formatos acessíveis”, contando com a participação de outras iniciativas inovadoras premiadas, como as das organizações Tiflonexos (Argentina), Rochester Institute of Technology (EUA), Plena Inclusión Madrid (Espanha) e Benetech (EUA). 

Em sua fala, Carla frisou a importância da oferta de livros em formatos acessíveis para a equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência e do envolvimento dessas pessoas nas diferentes etapas do processo, fazendo valer a máxima “Nada sobre nós sem nós”.

Para a MD, esse é um importante reconhecimento  aos  esforços e dedicação conjuntos de nossa equipe e diferentes parceiros públicos e privados para contribuir efetivamente com a promoção do acesso ao livro, à leitura e à literatura para todas as pessoas.

Para conferir os painéis da ZeroCon22, acesse o link: https://zeroproject.org