Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Palestras, seminários e eventos » Mais Diferenças é finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Mais Diferenças é finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

A Mais Diferenças é uma das finalistas da terceira edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura que homenageia organizações que promovem práticas de estímulo à leitura. Mais de 150 projetos de fomento à leitura, de 24 estados brasileiros, se inscreveram na premiação do Instituto Pró-Livro (IPL) – organização criada pela ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A cerimônia de premiação acontece no dia 10 de dezembro, em São Paulo. Quarenta e um projetos estão entre os finalistas, divididos em 4 categorias: bibliotecas, organizações sociais civis, mídias e cadeia produtiva.

“Desde o início de nossas atividades, em 2007, o IPL propõe iniciativas exitosas visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores”, comenta Luis Antonio Torelli, presidente do Instituto. “Com a criação da Plataforma e do Prêmio, tivemos a oportunidade de unir, em um só lugar, os projetos que são realizados em todo o país e, ver os resultados disso é mobilizador.”

A Mais Diferença concorre na categoria “Organizações Sociais Civis” com o projeto “Livro, leitura, literatura e biblioteca para todos”, que reúne sua experiência com pesquisa e produção de livros em múltiplos formatos acessíveis e publicações sobre leitura acessível e inclusiva; assessoria à implementação de políticas e programas de educação e cultura inclusivas; incidência em torno do direito ao livro e à leitura para todos; formações com profissionais da área de cultura e do mundo da leitura e produção de acessibilidade em bibliotecas e espaços de leitura.

“Para nós, da Mais Diferenças, é uma alegria ser um dos finalistas do Prêmio IPL. É uma oportunidade de fortalecer a pauta do direito à leitura, à literatura e ao livro como bens públicos, acessíveis e disponíveis para todos. Para isso, são fundamentais a pesquisa e a produção de livros em múltiplos formatos acessíveis, uma vez que existem inúmeras formas de ler”, celebra Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças.