Conteúdo
Home » Cultura » Programa Livros Acessíveis

A ampliação do acesso e da produção de bens e produtos culturais pela e para as pessoas com deficiência permite a construção e o aprofundamento de bases cada vez mais sólidas na busca de uma sociedade inclusiva para todos, além de possibilitar novas formas de experimentação e invenção que valorizem a diversidade humana.

Pensando nisso, o Programa Livros Acessíveis – uma parceria entre a Mais Diferenças e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) de São Paulo, por meio da Emenda Parlamentar de autoria do ex-deputado Roberto Tripoli (PV) – irá produzir títulos de literatura infantil e infanto-juvenil em múltiplos formatos acessíveis para que a leitura e as histórias cheguem a todas as pessoas, com e sem deficiência. Os livros produzidos no âmbito do Programa contarão com diversos recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e Leitura Fácil – que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão.

Descrição da imagem: Sobre um fundo branco, o logotipo centralizado representa um livro entreaberto, com páginas em diferentes tons de azul. Abaixo da imagem, lê-se PROGRAMA LIVROS ACESSÍVEIS

O Programa ainda a realizará oficinas de formação e sensibilização de profissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecários, mediadores de leitura e outros profissionais interessados no que diz respeito às práticas acessíveis e inclusivas voltadas ao livro e à leitura. Além disso, promoverá mediações de leitura acessível e inclusiva para o público em geral. Tanto as oficinas de formação e sensibilização, quanto às mediações de leitura acessível e inclusiva serão realizadas na capital e em cidades do interior.

Desse modo, o programa busca contribuir com a democratização do acesso à leitura por meio da valorização das diferenças e da autonomia, da equiparação de oportunidades e da eliminação de barreiras, colaborando para tornar a sociedade acessível e inclusiva para todas as pessoas.

Em breve, novidades estarão no ar. Então, acompanhem os canais oficiais da SEDPcD e da Mais Diferenças!

Clique aqui para conferir a íntegra do Termo de Colaboração 002/2020.

E para conferir a biblioteca de livros acessíveis e inclusivos da Mais Diferenças, acesse: http://maisdiferencas.org.br/biblioteca/livros/