Conteúdo
Home » Cultura » Páginas Abertas » Lançamento de “Um menino chamado Vlado” em A Feira do Livro 2025

Lançamento de “Um menino chamado Vlado” em A Feira do Livro 2025

Entre os dias 14 e 22 de junho, a cidade de São Paulo recebeu a 4ª edição da Feira do Livro do Pacaembu, um grande evento literário do país. Com intensa programação cultural, a feira reuniu autores, editoras, educadores, jornalistas, pesquisadores e representantes de organizações da sociedade civil para debater temas urgentes por meio da literatura.

A Mais Diferenças participou da programação paralela com dois momentos importantes voltados à inclusão e ao direito ao livro, à leitura de todas as pessoas.

No dia 16 de junho, às coordenadoras Guacyara Labonia Guerreiro e Ana Rosa Bordin Rabello conduziram o painel “Livros em múltiplos formatos e mediação de leitura acessível e inclusiva”, compartilhando a experiência da organização na produção e mediação de livros em formatos acessíveis. Durante o debate, Guacyara destacou a importância do trabalho coletivo e da escuta ativa das pessoas com deficiência na construção de soluções inclusivas:

“A gente acredita que todas as pessoas têm direito de ter acesso a tudo e a estar em todos os lugares, com ou sem deficiência. Existem várias formas de estar no mundo e, junto com as pessoas com deficiência, a gente vai inventando novas formas de fazer livros.”

Já no dia 19 de junho, a Mais Diferenças realizou o lançamento oficial do livro “Um menino chamado Vlado”, de Márcia Camargos, produzido em múltiplos formatos acessíveis no âmbito do projeto Páginas Abertas – livros para diferentes formas de ler, com fomento da Lei Estadual Paulo Gustavo.

O título conta a história de infância e juventude do jornalista Vladimir Herzog, destacando valores como democracia, justiça e liberdade, e agora está disponível de forma gratuita para leitura e escuta na Biblioteca MD.

Estiveram presentes no lançamento alguns dos consultores em livros acessíveis da MD, Mario Paulo Greggio e Maria Barbosa, as coordenadoras Carla Mauch, Guacyara Labonia e Ana Rosa Bordin Rabello, além do diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sotilli, e o coordenador Hamilton Harley.

A publicação em múltiplos formatos acessíveis inclui audiovisual acessível com tradução e interpretação em Libras, narração do áudio, legenda em português, audiodescrição das imagens, glossário e texto em Linguagem Simples, ampliando o acesso de pessoas com e sem deficiência à obra.

A participação na Feira do Livro 2025 reafirma o compromisso da Mais Diferenças com a democratização da leitura e da cultura, promovendo o acesso a diferentes livros de literatura que promovem a diversidade que compõem nossa sociedade.