Conteúdo
Home » Cultura » Páginas Abertas » Acontece a 1a Oficina Formativa sobre Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva do Páginas Abertas com participantes de todo o Brasil

Acontece a 1a Oficina Formativa sobre Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva do Páginas Abertas com participantes de todo o Brasil

A imagem mostra uma pessoa folheando um livro em braille. O livro parece ser uma edição em braille e fonte ampliada de um livro infantil chamado "Pedro vira porco-espinho", publicado pela Jujuba Editora. Ao lado do livro, há uma ficha catalográfica com informações sobre a publicação. A pessoa que está manuseando o livro parece estar em um ambiente de sala de aula ou biblioteca, com outras pessoas ao redor.

Imagem ilustrativa

 

No dia 02 de julho, ocorreu a 1ª Oficina Formativa do projeto Páginas Abertas, reunindo 151 profissionais das áreas de cultura, educação e bibliotecas de todo o Brasil. O evento foi virtual e teve como objetivo promover a mediação de leitura acessível e inclusiva, contribuindo para a formação de multiplicadores em práticas que garantam o acesso à leitura para todos.

A oficina foi conduzida por Carla Mauch, coordenadora geral da Mais Diferenças e especialista em Educação Inclusiva. Com sua experiência e conhecimento, Carla guiou os participantes em discussões e atividades práticas, abordando estratégias e recursos para tornar a leitura mais inclusiva e acessível.

O projeto Páginas Abertas: livros para diferentes formas de ler é uma iniciativa de garantia de direitos a partir da democratização do livro, da leitura e da literatura para todas as pessoas, além da promoção da inclusão e da diversidade no acesso à informação e à cultura, fortalecendo a atuação de profissionais que atuam em diferentes contextos. O projeto acontece, neste ano de 2025, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), via patrocínio do Banco Citi.

Em agosto, acontece mais uma edição da Oficina Formativa Virtual do Páginas Abertas, direcionada à profissionais das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

 

A Mais Diferenças agradece ao Banco Citi pela parceria no fomento à mais esta iniciativa de emancipação e equidade de oportunidades, tão fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade e da transformação da realidade de leitores e profissionais da leitura de todo o país.