Conteúdo
Home » Educação » Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva » Mais Diferenças divulga balanço de iniciativa que promove formações de educadores para práticas pedagógicas inclusivas

Mais Diferenças divulga balanço de iniciativa que promove formações de educadores para práticas pedagógicas inclusivas

Em parceria com Instituto Chamex, projeto “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva” realizado em julho e agosto beneficiou 1.406 gestores, coordenadores pedagógicos e educadores das redes municipais de ensino de Ibirapuã (BA), Sumé (PB) e Valinhos (SP)

 

A imagem mostra uma sala de aula de uma escola, com diversos alunos e professores envolvidos em uma atividade. Eles estão segurando uma grande lona azul e a movimentando, criando ondas e movimentos com a lona. Alguns alunos estão sentados no chão, enquanto outros estão em pé, participando ativamente da atividade. Há diversos materiais escolares e decorações na sala, indicando que se trata de um ambiente de aprendizagem.

Consultores da Mais Diferenças promovem ação do projeto “Caminhos para o fortalecimento da educação inclusiva” em Ibirapuã (BA)

A ONG Mais Diferenças, que atua na promoção da educação e da cultura inclusivas, com foco na acessibilidade e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, formou 1.406 profissionais da educação, por meio do projeto “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva” em julho e agosto. As ações – presenciais e online – envolveram gestores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes municipais de ensino. O projeto tem como objetivo alcançar os profissionais dos municípios de Ibirapuã (BA), Sumé (PB) e Valinhos (SP). 

Em parceria com o Instituto Chamex, a iniciativa visa contribuir com a promoção de práticas pedagógicas inclusivas por parte das redes de ensino, para garantir que todos os estudantes, sem e com diferentes tipos de deficiência, tenham acesso a uma educação de qualidade, considerando as realidades e características das diferentes regiões do Brasil, dialogando com as particularidades de cada território. 

Em Ibirapuã, 139 educadores e 107 estudantes participaram das ações propostas pelo projeto. Já em Sumé, os consultores da Mais Diferenças for também realizaram o acompanhamento pedagógico em um Centro de Educação Infantil com 35 crianças para apoiar no desenvolvimento de práticas do brincar e uma ação formativa com 230 educadores. Em Valinhos, 1.037 educadores foram beneficiados pela iniciativa. Entre as etapas do projeto estão diagnóstico, formação de educadores, acompanhamento pedagógico e construção coletiva de publicação sobre práticas pedagógicas inclusivas.

Nos próximos meses estão previstos acompanhamentos pedagógicos presenciais com estudantes e educadores da rede de Valinhos. Também com a rede de Valinhos, encontros formativos online com educadores dos ciclos infantil, fundamental 1 e fundamental 2; além de um encontro com todos os educares sobre avaliações; um simpósio promovido pela Prefeitura de Valinhos sobre boas práticas pedagógicas e, para concluir esta edição do projeto, um encontro online com os três municípios participantes para divulgação de publicação conjunta.

“O projeto ´Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva´ potencializa parcerias com municípios e promove a inclusão, com base no respeito à diversidade, à escuta dos territórios e ao compromisso com o direito à educação para todas as pessoas”, destaca Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças.

 

Navegue pelo Instagram da Mais Diferenças para ver esta e outras iniciativas em educação e cultura inclusivas!