A Mais Diferenças, em parceria com a Fundação Itaú Social, realizou um projeto piloto voltado para a promoção da leitura e literatura inclusiva e acessível em quatro municípios no Brasil: Luziânia (GO), Parauapebas (PA), Itapevi (SP) e Ilhota (SC).
O projeto inclui palestras de sensibilização, oficinas para educadores e mediações de leitura em escolas de educação infantil. Cada ação é planejada de forma colaborativa, considerando o contexto e as necessidades locais.
Impactos do projeto
Em janeiro, a coordenadora da MD, Carla Mauch, e o educador Danilo Santos participaram da Jornada Pedagógica 2024 em Parauapebas (PA). Eles conduziram uma palestra sobre literatura como direito de todos os estudantes, além de uma oficina e mediação de leitura para profissionais da educação.
Em Itapevi (SP), mais de 1.400 educadores participaram da palestra “Literatura como direito para todas as crianças: mediação de leitura acessível e inclusiva”, apresentada por Carla Mauch e Guacyara Labonia.
Em Ilhota (SC), a mediação de leitura ocorreu em dois Centros de Educação Infantil (CEI). Guacyara Labonia apresentou diferentes formatos de livros acessíveis, permitindo que crianças explorassem novas formas de leitura.
O que são livros em múltiplos formatos acessíveis?
Uma metodologia pioneira que reúne, na mesma obra audiovisual, diferentes recursos de acessibilidade, como narração e texto, audiodescrição, interpretação em Libras e Leitura Fácil/Linguagem Simples. Essa metodologia busca possibilitar que pessoas sem e com diferentes deficiências possam acessar o mesmo livro de forma simultânea e não segregada.
As ações do projeto não só ampliam as práticas pedagógicas inclusivas, como também garantem que os livros em múltiplos formatos acessíveis estejam disponíveis nas escolas, permitindo que bebês e crianças com e sem deficiência tenham acesso à literatura desde cedo.
A parceria entre a Mais Diferenças e a Fundação Itaú Social, que existe desde 2018 com a acessibilização dos livros disponíveis no programa Leia com uma Criança, demonstra o compromisso contínuo com a educação inclusiva e acessível. Ao promover a democratização do acesso ao livro, à literatura e à leitura para todos, o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as crianças, com e sem deficiência têm a oportunidade de aprender e se desenvolver.
Acompanhe as redes sociais da Mais Diferenças para mais informações sobre o projeto!