A Mais Diferenças, uma organização dedicada à promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência, anunciou a abertura das inscrições para o Clube de Leitura MD, um projeto pioneiro e inovador que convida jovens sem e com diferentes deficiências a compartilharem experiências e suas preferências de leitura, por meio dos livros em múltiplos formatos acessíveis.
A organização tem uma metodologia própria na criação e produção de livros de literatura com recursos de acessibilidade que podem ser textos em Linguagem Simples/Leitura Fácil, narração em português, animação de imagens, janela com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição das imagens, paisagem sonora, glossário e mapa de leitura. Os livros acessíveis abrem o leque de oportunidades para que todas as pessoas possam compreender e se interessar pela leitura.
O Clube de Leitura MD é uma ação do projeto Páginas Abertas, fomentado pela Lei Estadual Paulo Gustavo e busca contribuir com o fortalecimento dos eixos estratégicos do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura (PNLL), que visam democratização do acesso, fomento à leitura e formação de mediadores, valorização institucional da leitura e seu valor simbólico, fomento à cadeia criativa e à cadeia produtiva do livro.
Mais que um clube, um direito
Cada pessoa que lê um livro cria uma ponte de mão dupla com a narrativa, de acordo com sua percepção de mundo, seu contexto e repertório, que, ao mesmo tempo, são também enriquecidos e ampliados pela experiência leitora. Vivenciar este processo é um direito reconhecido pela Lei n. 13.696 de 12 de julho de 2018, publicada originalmente no portal da Câmara dos Deputados, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita. No art. 2º, está explícita a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas.
A lei reconhece a leitura e a escrita como direito de todos. Também trata da criação de políticas de estímulo à leitura a fim de possibilitar o exercício pleno da cidadania e promover a construção de uma sociedade mais justa.
Nesse sentido, a Mais Diferenças, por meio do Clube de Leitura MD, lança luz à garantia de acesso à literatura e à cultura das pessoas com deficiência ou baixo letramento, de forma inclusiva, indo na contramão de projetos segregacionistas e excludentes, para colocar todos juntos, na mesma roda, para trocarem experiências.
Como irá acontecer
Os leitores ou iniciantes no mundo da literatura que se interessarem pelo Clube de Leitura MD devem atentar para algumas informações antes de realizar a inscrição:
>> Serão 8 encontros, às quartas-feiras, 14h00 às 16h30
>> Podem se inscrever jovens e adultos, com 18 anos ou mais, com e sem deficiência
>> Os encontros acontecerão na sede da MD, na Rua Dona Germaine Buchard, 375 – Água Branca
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/FormClubedeLeituraMD
Sobre a Mais Diferenças
A Mais Diferenças é uma organização da sociedade civil que desenvolve e colabora com iniciativas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, com ênfase na educação e na cultura.
Fundada em 2005, a MD sempre apostou na potência da colaboração entre os diferentes setores da sociedade para fortalecer as políticas públicas e os direitos humanos desta parcela da população.
Com atuação fortemente ancorada no modelo social da deficiência, fortalecemos a implementação de políticas públicas produzindo e compartilhando conhecimentos, materiais, modos de fazer, experiências e experimentações que contribuam para a valorização das diferenças e a mitigação de barreiras de qualquer tipo.
Contato para Imprensa: ascom@md.org.br