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Formação de professores e gestores fortalece políticas pedagógicas inclusivas

Entre setembro e outubro de 2024, a Mais Diferenças realizou uma formação sobre a implementação da Política de Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas Acessíveis e Inclusivas para profissionais da rede municipal de ensino de Ararendá, Ceará. A ação foi desenvolvida no âmbito do programa de qualificação e integralização do ensino para estudantes do Ensino Fundamental II, promovido pela Motriz, e contou com encontros presenciais e remotos.

A proposta formativa teve como objetivo apoiar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e os gestores escolares no fortalecimento da política de educação inclusiva no município, com foco no Ensino Fundamental II. Além disso, buscou ampliar o repertório pedagógico de educadores e gestores, promovendo estratégias acessíveis e inclusivas que favoreçam a participação de todos os estudantes, com e sem deficiência.

A formação foi estruturada de maneira dialógica e colaborativa, articulando estudo teórico e experimentação prática. Durante os encontros, os(as) profissionais puderam vivenciar e discutir diferentes estratégias pedagógicas antes de planejá-las para aplicação em suas escolas. Foram abordados temas como:

  • Princípios da educação inclusiva e os marcos legais que a sustentam;
  • Gestão da inclusão escolar, fluxos e processos intersetoriais;
  • Desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e diversificadas, valorizando múltiplas formas de aprender, ensinar e se expressar;
  • Uso de materiais acessíveis e recursos pedagógicos de baixo custo.

Impacto e perspectivas

Os primeiros encontros formativos ocorreram presencialmente nos dias 25 e 26 de setembro, reunindo educadores, gestores e equipes técnicas da rede municipal de Ararendá. As atividades remotas seguiram entre setembro e outubro, garantindo o aprofundamento dos conteúdos trabalhados. Ao todo, foram 24h formação, alcançando:

265 profissionais formados, entre professores de sala regular, professores de AEE e equipe técnica do Núcleo de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação;

795 estudantes com e sem deficiência beneficiados indiretamente pela implementação de práticas pedagógicas mais inclusivas;

9 escolas impactadas, fortalecendo a política de educação inclusiva no município.

Sobre a experiência formativa, Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças, destacou:

“Iniciar o processo formativo em Ararendá nos permitiu conhecer uma Rede Municipal de Educação que aposta no direito à educação de todos os estudantes e  vem buscando ampliar o repertório dos profissionais para garantir equidade e equiparação de oportunidades.

A promoção da formação continuada para os profissionais da educação é fundamental para o fortalecimento da educação de qualidade. Compartilhar com as professoras e os professores de Ararendá princípios e práticas pedagógicas inclusivas e diversificadas para a escola das adolescências é um caminho muito potente para criarmos estratégias coletivas para acolher todos os estudantes, com e sem deficiência.” 

A formação continuada dos profissionais da educação é um passo essencial para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Com essa ação, a Mais Diferenças reafirma seu compromisso com a valorização das diferenças e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão.

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