Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Seminário do Projeto Brincar promove intercâmbio de práticas pedagógicas inclusivas

Seminário do Projeto Brincar promove intercâmbio de práticas pedagógicas inclusivas

O Projeto Brincar realiza o II Seminário “Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas” no dia 20 de outubro, no auditório da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. O Projeto Brincar é uma iniciativa da Fundação Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Mais Diferenças. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos para ampliar as possibilidades do brincar na Educação Infantil. Haverá transmissão ao vivo pela página da Mais Diferenças no Facebook com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição. Acompanhe!

Desde seu início, em 2017, mais de mil profissionais da educação das Unidades Educacionais e das Diretorias Regionais de Ensino participam dos encontros de formação e de acompanhamento de práticas pedagógicas, em uma perspectiva acessível e inclusiva. Foram realizadas 52 oficinas com crianças, famílias e profissionais da Educação. Essas atividades relacionadas à educação inclusiva e ao brincar como direito humano somaram 5.100 participantes, incluindo mais de 1.700 crianças com e sem deficiência.

Veja a programação completa: 

[8h] Café de boas-vindas e credenciamento

[9h] Atividade cultural de abertura com Zuzu Leiva, atriz, cantora e dançarina que integra o grupo MAWACA.

[9h20] Mesa de Abertura
Ana Paula Ignácio Masella – Divisão de Educação Especial da SME-SP
Danielle Silverio Figueiredo – Divisão de Educação Infantil da SME-SP
Carla Mauch – Mais Diferenças
Flávia Cintra –  Memorial da Inclusão

[10h] Palestra “Protagonismo compartilhado entre crianças, adultos e conhecimento em uma escola de e para todos”, com Gabriel de Andrade Junqueira Filho, professor do Departamento de Estudos Especializados da UFRGS. Pesquisa Educação Infantil, com destaque para os temas de planejamento, avaliação, currículo e produção das crianças e das infâncias a partir de múltiplas linguagens.

[12h – 13h30] Intervalo para almoço

[13h30] “Compartilhamento de Práticas Pedagógicas Inclusivas”. Apresentação de quatro experiências do Projeto Brincar: CEMEI Professora Leila Gallacci Metzker (DRE-BT); CEU EMEI Cantos do Amanhecer (DRE-CL); EMEI Elis Regina (DRE-SM) e EMEI Fernando de Azevedo (DRE-PJ). Mediação: Guacyara Labonia, coordenadora pedagógica do projeto.

[14h30] Bate-papo e oficina “Eu me transformo com o desenho. E você?”, com Gusti Rosemffet. É professor da pós-graduação em ilustração, na escola EINA de design, em Barcelona, além de ser autor e ilustrador, com livros publicados em mais de 20 países. Recebeu muitos prêmios importantes, entre eles um dos mais prestigiosos prêmios internacionais, o “Bologna Ragazzi Award”, pelo livro “Mallko y Papá”. Atua também com a arte como forma de inclusão das pessoas em diferentes condições e suas diferenciadas capacidades. É pai de uma criança com Síndrome de Down. Em outubro de 2018 lança no Brasil, pela Solisluna Editora, “Não somos anjinhos”, seu livro mais recente.

[16h30 – 17h] Encerramento