Conteúdo
Home » Cultura » Páginas Abertas » Projeto Páginas Abertas inicia nova etapa com patrocínio do Banco Citi

Projeto Páginas Abertas inicia nova etapa com patrocínio do Banco Citi

Com patrocínio do Banco Citi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a nova edição da iniciativa reafirma o compromisso com a democratização do direito ao livro, à leitura e à literatura para todas as pessoas. 

O projeto Páginas Abertas: livros para diferentes formas de ler, realizado pela Mais Diferenças, deu início a sua nova etapa em 2025 com patrocínio do Banco Citi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). A iniciativa segue promovendo o acesso à leitura, à literatura e ao livro por meio de ações acessíveis e inclusivas voltadas a crianças, jovens e adultos com diferentes deficiências e sem deficiência.

A primeira atividade desta edição foi a realização do primeiro encontro do Clube de Leitura MD, que aconteceu no dia 14 de maio, reunindo participantes e consultores com deficiência para dar início a mais um ciclo de encontros literários.

Durante a roda, os participantes puderam se conhecer melhor, refletir sobre a importância da acessibilidade na literatura e escolher coletivamente o livro que será o fio condutor das próximas conversas. O título selecionado foi O menino no espelho, de Fernando Sabino, disponível gratuitamente em versão audiovisual acessível na Biblioteca MD , a plataforma digital que reúne livros em múltiplos formatos acessíveis produzidos pela Mais Diferenças.

O Clube de Leitura MD é um dos eixos do projeto Páginas Abertas e tem como proposta fortalecer o direito à leitura por meio de encontros participativos e inclusivos, onde todas as pessoas possam compartilhar suas vivências com os livros a partir de suas formas próprias de ler e compreender o mundo.

Ao longo de 2025, o projeto contemplará outros eixos, como ações formativas em âmbito nacional, mediações de leitura acessíveis e inclusivas para crianças e jovens com e sem deficiência, e novas produções de livros em múltiplos formatos acessíveis, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas e práticas culturais verdadeiramente diversas.

Saiba mais sobre o projeto e acompanhe as atualizações: maisdiferencas.org.br/projeto/paginas-abertas