Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Projeto Brincar inicia sua 7a edição com as Jornadas de Práticas Pedagógicas

Projeto Brincar inicia sua 7a edição com as Jornadas de Práticas Pedagógicas

Profissionais das 13 DREs da capital paulista recebem formação sobre Educação Infantil Inclusiva

O direito de brincar está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Marco Legal da Primeira Infância. É brincando que a criança desenvolve os sentidos, percepções, cria relações e se entende no mundo. O Projeto Brincar busca contribuir com a garantia deste direito fundamental desde 2017 na rede municipal de educação de São Paulo.

As Jornadas de Práticas Pedagógicas Acessíveis e Inclusivas, uma das ações do projeto, são formações que envolvem professoras, coordenadoras pedagógicas, professoras de AEE e professoras de apoio e acompanhamento à inclusão, das 13 DREs de São Paulo. Durante os encontros, são discutidas práticas pedagógicas diversificadas, acessíveis e inclusivas, por meio das diferentes linguagens artísticas e culturais, tendo como eixo o direito ao brincar de todas crianças. 

Nesta edição do projeto, foram abertas 780 vagas e foram recebidas mais de 2.530 inscrições para participar das Jornadas, que iniciaram dia 20 de junho e seguem até 25 de agosto.

Em um segundo momento, ocorrem as Visitas Pedagógicas, um desdobramento da ação formativa. Nas Visitas, o(a) consultor(a) pedagógico(a) e profissionais de algumas Unidades Educacionais (UEs) selecionadas trabalham colaborativamente no desenvolvimento de propostas que tragam a materialidade dos conteúdos trabalhados nas formações para dentro do contexto das UEs.

Para contribuir com as ações da Secretaria Municipal de Educação sobre a documentação pedagógica na Educação Infantil, a Mais Diferenças produziu um vídeo sobre o olhar para as diferenças, que será lançado em breve. Além disso, novos episódios das Pílulas do Brincar foram criados para a edição de 2022, com lançamento oficial previsto para a primeira semana de julho.

O Projeto Brincar é uma iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, concebida e executada pela Mais Diferenças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Desde 2017, a iniciativa contribui com a criação, experimentação e sistematização de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas e com o fortalecimento da Educação Infantil Paulistana. 

 

Saiba mais sobre o Projeto Brincar em: https://maisdiferencas.org.br/projeto/brincar/