Profissionais das 13 DREs da capital paulista recebem formação sobre Educação Infantil Inclusiva
O direito de brincar está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Marco Legal da Primeira Infância. É brincando que a criança desenvolve os sentidos, percepções, cria relações e se entende no mundo. O Projeto Brincar busca contribuir com a garantia deste direito fundamental desde 2017 na rede municipal de educação de São Paulo.
As Jornadas de Práticas Pedagógicas Acessíveis e Inclusivas, uma das ações do projeto, são formações que envolvem professoras, coordenadoras pedagógicas, professoras de AEE e professoras de apoio e acompanhamento à inclusão, das 13 DREs de São Paulo. Durante os encontros, são discutidas práticas pedagógicas diversificadas, acessíveis e inclusivas, por meio das diferentes linguagens artísticas e culturais, tendo como eixo o direito ao brincar de todas crianças.
Nesta edição do projeto, foram abertas 780 vagas e foram recebidas mais de 2.530 inscrições para participar das Jornadas, que iniciaram dia 20 de junho e seguem até 25 de agosto.
Em um segundo momento, ocorrem as Visitas Pedagógicas, um desdobramento da ação formativa. Nas Visitas, o(a) consultor(a) pedagógico(a) e profissionais de algumas Unidades Educacionais (UEs) selecionadas trabalham colaborativamente no desenvolvimento de propostas que tragam a materialidade dos conteúdos trabalhados nas formações para dentro do contexto das UEs.
Para contribuir com as ações da Secretaria Municipal de Educação sobre a documentação pedagógica na Educação Infantil, a Mais Diferenças produziu um vídeo sobre o olhar para as diferenças, que será lançado em breve. Além disso, novos episódios das Pílulas do Brincar foram criados para a edição de 2022, com lançamento oficial previsto para a primeira semana de julho.
O Projeto Brincar é uma iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, concebida e executada pela Mais Diferenças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Desde 2017, a iniciativa contribui com a criação, experimentação e sistematização de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas e com o fortalecimento da Educação Infantil Paulistana.
Saiba mais sobre o Projeto Brincar em: https://maisdiferencas.org.br/projeto/brincar/