Conteúdo
Home » Cultura » Acessibilidade em Bibliotecas Públicas (MinC) » Projeto “Acessibilidade” é capa da Revista Biblioo deste mês

Projeto “Acessibilidade” é capa da Revista Biblioo deste mês

O Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas é tema de reportagem de capa da edição de novembro da Revista Biblioo – publicação segmentada que discute as mais diversas manifestações sociais, políticas e culturais, com destaque para aquelas ligadas à prática da leitura e às bibliotecas.

Escrita pelo editor-chefe Chico de Paula, a matéria intitulada “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas: Mapeamento Busca Descortinar a Realidades destes Espaços” apresenta aos leitores o projeto do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), com execução a cargo da Mais Diferenças (MD). Traz também informações importantes a respeito do cenário atual de inclusão nestes equipamentos culturais e sobre a Pesquisa Nacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, que está aberta a contribuições até 15 de dezembro.

A coordenadora-geral do SNBP, Elisa Machado, comenta na reportagem os avanços obtidos pelo setor nos últimos anos e os desafios que ainda existem, como a melhoria do atendimento ao público e a aquisição de acervo em formatos acessíveis.

A matéria ressalta a relevância da Pesquisa Nacional e seus objetivos. Wagner Santana, coordenador técnico, e Leonardo Assis, bibliotecário e analista de monitoramento e avaliação do projeto, explicam que o levantamento dará origem a um Diagnóstico que deverá contribuir para que gestores públicos, de diferentes níveis, formulem ou aprimorem políticas de acessibilidade em bibliotecas.

Assis chama a atenção para importância de os profissionais de Biblioteconomia e de Cultura Informacional – que são uma boa parte do público leitor da Biblioo – conhecerem e cooperarem com o projeto, inclusive na divulgação.

A reportagem coroa o trabalho realizado por todos os envolvidos com o projeto “Acessibilidade”, contribui para popularizar a temática da cultura inclusiva nas bibliotecas e dá ainda mais força ao trabalho em rede neste segmento.

Confira a reportagem completa na edição 38 da Revista Biblioo, que está disponível para compra, nas versões digital e impressa, no site http://biblioo.info/.