O Clube de Leitura MD é uma ação pioneira da Mais Diferenças voltada à formação de leitores com diferentes deficiências e características. A iniciativa integra o projeto Páginas Abertas, que busca democratizar o acesso à leitura e à literatura para pessoas com e sem deficiência.
Em 2024, com fomento da Lei Paulo Gustavo, o clube realizou sua primeira edição, ampliando o acesso à leitura para diferentes públicos. Durante os encontros, os participantes exploraram e discutiram duas obras disponíveis em múltiplos formatos acessíveis na Biblioteca MD.
O primeiro livro escolhido foi Um sonho no caroço do abacate, de Moacyr Scliar, seguido de Kafka e a boneca viajante de Jordi Sierra i Fabra. Os encontros foram conduzidos de forma participativa, garantindo que todos os leitores estivessem no centro das discussões. Ao final de cada leitura, os participantes foram convidados a expressar suas impressões e sentimentos de diferentes maneiras.
Após a leitura de Um sonho no caroço do abacate, Guacyara Labonia propôs que cada pessoa representasse a parte do livro que mais gostou. Os resultados foram diversos, assim como os próprios integrantes do clube: Marianne escreveu uma carta, Felipe e Gabriele criaram uma pintura representando um caroço de abacate, Leticia escreveu um poema, Maria desenhou uma paisagem, Paula fez um autorretrato com trechos do livro, Maria Gildacy criou uma nuvem de palavras e Mario desenhou uma estrela de seis pontas.
Já ao final da leitura de Kafka e a boneca viajante, os participantes foram convidados a escrever suas próprias cartas, inspirados pelo conto. Por meio da dinâmica do “amigo-carta”, cada pessoa retirou o nome de outro participante e se comprometeu a enviar uma mensagem para o destinatário.
As trocas no Clube de Leitura MD demonstram como a literatura pode estimular práticas inclusivas e criativas, explorando diferentes formas de expressão.
Na fala dos participantes
“Os sons do livro audiovisual acessível ajudam a imaginar o lugar e a entrar na história.” – Marianne
“Participar do clube me faz muito feliz, desejo que todos possam participar.” – Paula Barbosa
“Eu nunca imaginei que ia parar para ler um livro. Consegui ler o livro todo (Um sonho no caroço do abacate) e foi muito bom. Isso já aconteceu com a gente, ter sonhos. Meu sonho talvez não estivesse no caroço do abacate, mas na roça, no mato…” – Sirleide Rocha
O que são livros em múltiplos formatos acessíveis?
Os livros utilizados no Clube de Leitura MD seguem uma metodologia pioneira que reúne, em uma única obra audiovisual, diferentes recursos de acessibilidade, como narração, audiodescrição, interpretação em Libras e Leitura Fácil/Linguagem Simples. Esse modelo permite que pessoas com e sem deficiência acessem o mesmo livro de forma simultânea e não segregada.
Biblioteca MD: um acervo acessível para todos
Todos os livros utilizados no Clube de Leitura MD fazem parte do acervo da Biblioteca MD, uma plataforma digital gratuita que reúne títulos acessíveis para crianças, jovens e adultos. O acervo conta com obras de literatura, poesia, contos e outros gêneros, garantindo que mais pessoas possam se conectar ao universo da leitura sem barreiras.
O Clube de Leitura MD segue em 2025 com novos encontros e mais histórias para compartilhar, fortalecendo o compromisso da Mais Diferenças com o direito ao livro e à leitura para todas as pessoas.
Saiba mais sobre o Projeto Páginas abertas aqui!