Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Envelhecimento e deficiência: direitos e políticas públicas » Mais Diferenças publica o relatório da pesquisa “Envelhecimento e Deficiência”

Mais Diferenças publica o relatório da pesquisa “Envelhecimento e Deficiência”

Quase metade da população com deficiência no Brasil é idosa, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE 2019). Segundo o Censo Demográfico de 2010 (IBGE), no estado de São Paulo, cerca de 60% da população idosa declarou possuir ao menos uma deficiência. Tais dados caracterizam fenômenos recentes: de um lado, o de envelhecimento das populações e mudanças nas pirâmides etárias em todo o mundo; de outro, o aumento da expectativa de vida das pessoas com deficiências nas últimas décadas. 

A partir deste cenário, a Mais Diferenças, financiada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo com recursos do Fundo Estadual do Idoso, elaborou o projeto Envelhecimento e Deficiência: Direitos e Políticas Públicas. A iniciativa aprovada pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI) mapeou e consolidou, durante os anos de 2019 a 2021, dados que podem contribuir para o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à população com deficiência que envelhece.

O projeto teve enfoque na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Campinas, que concentra 43 municípios de diferentes portes, e envolveu diferentes estratégias de pesquisa e levantamento de informações a respeito das políticas, programas e serviços existentes para garantia dos direitos das pessoas com deficiência idosas na região.

A publicação “Envelhecimento e Deficiência: Relatório de Pesquisa”, sistematiza os principais achados desse levantamento, além de trazer boas práticas e recomendações para gestores públicos, de modo a contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas nesse tema. O relatório encerra as atividades do Projeto, que ao longo de sua implementação, disponibilizou outros materiais e documentos para contribuir com os debates sobre o envelhecimento das pessoas com deficiência.

Clique aqui para acessar a publicação Envelhecimento e Deficiência: Relatório de Pesquisa

 

Conheça outras publicações do projeto Envelhecimento e Deficiência:

Clique aqui para acessar a Cartilha Envelhecer é para Todos: direitos das população com deficiência idosa

Clique aqui para acessar o Relatório de dados secundários

Clique aqui para acessar a publicação Envelhecimento e deficiência: uma revisão da literatura