Conteúdo
Home » Cultura » Páginas Abertas » Mais Diferenças participa do Global Community Day com vivência sensorial

Mais Diferenças participa do Global Community Day com vivência sensorial

No dia 14 de junho, a Mais Diferenças marcou presença no 20º Global Community Day, promovido pelo Citi Brasil, com a instalação “Túnel Sensorial: Passagem, Experiência com Sentido”, uma vivência itinerante e acessível voltada à sensibilização sobre diversidade, empatia e inclusão.

A instalação fez parte das contrapartidas do projeto Páginas Abertas – livros para diferentes formas de ler, realizado com patrocínio do Banco Citi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento também celebrou os 110 anos do Citi no Brasil e os 20 anos da iniciativa global de voluntariado.

 

Uma experiência imersiva

O túnel é uma estrutura inflável de 2,5m de altura por 4m de comprimento, desenvolvido pela Mais Diferenças para oferecer um percurso multissensorial e acessível, com o objetivo de sensibilizar o público sobre diversidade, deficiência e inclusão.

Ao chegarem à instalação, os participantes foram recebidos por integrantes da equipe da MD e convidados a retirar os sapatos e vendar os olhos. A proposta era que pudessem explorar o ambiente por meio dos outros sentidos, experimentando uma nova relação com o espaço.

Durante o trajeto pelo túnel, a mediação foi conduzida por Carla Mauch e Guacyara Labonia, que orientaram as pessoas em pequenos grupos, estimulando a escuta atenta e a conexão com os diferentes materiais, sons e cheiros ao longo do percurso.

O ambiente foi preparado com texturas variadas, como tapetes de musgo, juta, algodão e fibra de coco, objetos do cotidiano, como colheres, conchas e utensílios de cozinha, além de tecidos, folhas de louro, ramos de alecrim, aromas naturais e estímulos sonoros. Cada elemento despertava sensações inesperadas e provocava o reconhecimento do corpo e do entorno de maneira ampliada e sensível.

Ao final da travessia, os participantes se reuniam em uma roda de conversa com Rimar Segalla, professor de Libras e pessoa surda, que mediava o encerramento da experiência. Nesse momento, além de compartilharem impressões e sentimentos, os participantes aprendiam alguns sinais em Libras relacionados ao universo sensorial vivenciado no túnel.

 

Acessibilidade, empatia e múltiplos sentidos

A atividade foi muito elogiada pelos participantes. Muitos relataram o impacto da vivência em sua forma de perceber o mundo e de se colocar no lugar do outro.

“Pude ter uma visão um pouco melhor sobre as dificuldades de alguém que não enxerga. Foi também um exercício de confiança ao se permitir ser conduzido.”

“Muito diferente essa percepção pelo tato, algumas coisas já aparecem na nossa mente e outras um pouco mais difíceis de identificar. Muito legal vivenciar essa experiência.”

“Como é bom se colocar no lugar do outro e perceber como é difícil estar na pele de quem precisa. A acessibilidade é cada vez mais importante!”

 

Além de seu caráter educativo, a instalação contribuiu com o objetivo maior do evento: a cada participante que atravessava o túnel, uma marmita era doada para pessoas em situação de vulnerabilidade. No total, o evento arrecadou mais de 12 mil marmitas, além de kits de higiene e cobertores.

A participação da Mais Diferenças no Global Community Day reforça seu compromisso com ações que ampliem o acesso à cultura, à leitura e aos direitos humanos para todas as pessoas. O Túnel Sensorial é um exemplo de como a experiência vivida pode ser um ponto de partida para reflexões profundas sobre acessibilidade, inclusão e convivência com as diferenças.