Conteúdo
Home » Cultura » Festa Literária de Paraty 2019 » Mais Diferenças na Flip 2019: veja como foi

Mais Diferenças na Flip 2019: veja como foi

A Mais Diferenças participou da 17a edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 10 a 14 de julho de 2019, com rodas de conversa e mediações de leitura acessíveis e inclusivas. Além disso, neste ano, a Flip e a Mais Diferenças firmaram parceria e algumas mesas literárias e a apresentação da Flip Slam (competição de poesia falada) tiveram interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Veja um resumo do que aconteceu durante o evento.

Mediações de leitura acessíveis e inclusivas do livro O Rei Careca

As mediações aconteceram na Biblioteca Comunitária Casa Azul, no dia 11 de julho, e na Central Flipinha, no dia 12, como parte da programação do Educativo da Flip. O livro audiovisual acessível, de Thiago Franco e Alisson Ricardo, foi produzido pela Editora Mais Diferenças em formato audiovisual acessível, com recursos como narração, audiodescrição das imagens, interpretação em Libras, trilha sonora e animação das ilustrações.

Após a exibição do livro, o público aprendeu alguns sinais em Libras relacionados à história, apresentados por Danilo Santos, instrutor de Libras da Mais Diferenças, e pela intérprete Paula Rosa. Crianças e adultos com e sem deficiência também brincaram com chapéus utilizados pelos personagens de O Rei Careca. Em uma mediação acessível, os objetos táteis complementam a atividade e estimulam o público a estabelecer conexões com as histórias.

Confira o depoimento da moradora de Paraty Romisa Conceição Fernandes, com deficiência auditiva, que participou da mediação de O Rei Careca. Neste vídeo com narração, ela nos conta em Libras (Língua Brasileira de Sinais) como foi sua experiência.

Mesas literárias e Flip Slam 

Na programação principal da Flip, as três mesas literárias com acessibilidade em Libras receberam convidados brasileiros de diferentes áreas: Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa naturalizada brasileira; Marilene Felinto, escritora e crítica pernambucana; Marcelo D’Salete, quadrinista paulistano; e Marcela Cananéa, paratiense militante do Fórum de Comunidades Tradicionais.

Um grande público se reuniu na Praça da Matriz, centro histórico de Paraty, na noite de 12 de julho para a Flip Slam com participação de poetas competidores vindos de Cabo Verde, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Espanha, além do Brasil. A apresentação bem-humorada ficou por conta da atriz-MC Roberta Estrela D´Alva e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Rodas de conversa sobre livro e leitura 

Na programação paralela, Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças, participou de duas mesas de debate sobre democratização do acesso ao livro e à leitura. A primeira foi promovida pela Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade Para Todos com o tema “Leitura e Escrita de Qualidade para Todos: Direito ameaçado” e participação de José Castilho (editor e ex-Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil), Silvia Maria Pereira de Carvalho (coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá) e mediação de Iracema Nascimento (secretária executiva da Rede LEQT).

A segunda roda de conversa foi organizada pela Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e a CEMBRA: “Como acessar o mundo pelos livros”, com a participação de Sergio Alves (Editora Caraminhoca) e mediação da professora Gabriela Leal. Os dois encontros também tiveram interpretação em Libras.