Conteúdo
Home » Cultura » Festa Literária de Paraty 2019 » Flip 2019 tem atrações com acessibilidade em parceria com a Mais Diferenças

Flip 2019 tem atrações com acessibilidade em parceria com a Mais Diferenças

A edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2019, conta com parte da sua programação com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Em parceria com a Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas, são acessíveis três mesas literárias e a apresentação da Flip Slam, que é uma competição de poesia falada. As mesas literárias têm convidados brasileiros de diferentes áreas de atuação: Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa naturalizada brasileira; Marilene Felinto, escritora e crítica brasileira; Marcelo D’Salete, quadrinista paulistano; e Marcela Cananéa, paratiense militante do Fórum de Comunidades Tradicionais.

O evento literário acontece de 10 a 14 de julho e este ano homenageia Euclides da Cunha (1866-1909), autor de “Os Sertões”. Os ingressos para as mesas literárias do programa principal da Flip estão à venda no link flip.byinti.com.

O Slam está presente pela primeira vez na programação oficial do evento. A apresentação é da atriz-MC Roberta Estrela D´Alva, uma das pioneiras do movimento no Brasil, e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que conduzem a participação de poetas de diferentes países, como Cabo Verde, Brasil, EUA, Reino Unido, Portugal e Espanha. A atividade é gratuita e acontece no dia 12 de julho, com interpretação em Libras durante a apresentação de Roberta.

Educativo – Para o público que participa da programação educativa da Flip, há duas mediações de leitura acessíveis e inclusivas do livro “O Rei Careca”, de Thiago Franco (Editora Mais Diferenças), nos dias 11 e 12 julho (confira os detalhes abaixo). As mediações conduzidas pela Mais Diferenças apresentam o livro em formato audiovisual com recursos de acessibilidade, como narração, audiodescrição das imagens, Libras, além de animação das imagens e trilha sonora.

A Mais Diferenças também faz parte da atividade “Pé de livro” e durante a Flip apresenta seus livros audiovisuais com recursos de acessibilidade em instalações nas árvores da Praça da Matriz. As informações sobre esta atividade estão disponíveis na Central Flipinha.

Debates – Na programação paralela, duas mesas de debate sobre democratização do acesso ao livro e à leitura contam com acessibilidade em Libras. No dia 12 de julho, às 13h30, a Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade Para Todos promove o “Leitura e Escrita de Qualidade para Todos: Direito ameaçado”, com a participação de José Castilho (editor e ex-Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil), Silvia Maria Pereira de Carvalho (coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá), Carla Mauch (coordenadora da Mais Diferenças) e mediação de Iracema Nascimento (secretária executiva da Rede LEQT).

Em 13 de julho, a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e a CEMBRA organizam o debate “Como acessar o mundo pelos livros”, das 15h às 16h30, com a participação de Sergio Alves (Editora Caraminhoca) e Carla Mauch (Mais Diferenças), com mediação da professora Gabriela Leal.

Confira a programação da Flip com recursos de acessibilidade