Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Atividades do Projeto Brincar são recomendadas em caderno especial para estudos em casa

Atividades do Projeto Brincar são recomendadas em caderno especial para estudos em casa

Material foi produzido pela Secretaria Municipal de Educação em meio à pandemia do coronavírus

Os materiais pedagógicos do Projeto Brincar – Cardápio para Todos, Brincando com Poesias e Pinturas à Flor da Pele – fazem parte dos cadernos especiais produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) para a emergência decorrente da pandemia da Covid-19. Os professores podem utilizar o material como referência ou inspiração para planejar as atividades que serão oferecidas no ambiente virtual.

O Projeto Brincar foi concebido e é implementado pela Mais Diferenças, por meio da iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, a iniciativa foi reconhecida pelo Zero Project como uma das práticas mais inovadoras em educação inclusiva na primeira infância.

Denominados “Trilhas de Aprendizagens”, os cadernos da SME foram impressos e chegarão às casas dos estudantes via Correios. O conteúdo foi elaborado por educadores da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Os materiais são destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O foco é auxiliar crianças, adolescentes e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo a realizarem as atividades pedagógicas à distância ou com o apoio da família. São, ao todo, 14 cadernos de atividades.

O caderno dedicado à Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos, por exemplo, propõe a criação de uma rotina em casa que seja permeada por brincadeiras e outras atividades. Sua metodologia está embasada nas diretrizes do Currículo da Cidade de São Paulo para a Educação Infantil que, dentre outros princípios, preza pela educação para todos e pela equiparação de oportunidades.

Os materiais pedagógicos do Projeto Brincar são recomendados como material de apoio na página 85 deste caderno, já que eles propõem práticas inclusivas e acessíveis, ou seja, podem ser realizadas com todas as crianças, com e sem deficiência.

Além de serem enviados por correio, os cadernos “Trilhas de Aprendizagens” também estão disponíveis para download. Confira os 14 cadernos especiais neste link.