Mais Diferenças - Educação e cultura inclusivas

Ações do usuário

Entrar Cadastre-se
Conteúdo
Home » Educação » PEI Guarulhos

Os princípios da educação inclusiva, diversidade e direitos humanos descritos em convenções internacionais e nas legislações apresentam desafios fundamentais para os sistemas educacionais e para as escolas. Reforçam que a perspectiva de educação para todos supõe que os grupos sociais, que historicamente têm sido alvo de discriminação, preconceito e exclusão, tenham garantido o direito à educação em escolas comuns.

A Mais Diferenças prestou consultoria à Prefeitura de Guarulhos na implementação e fortalecimento do Programa de Educação Inclusiva (PEI) entre os anos de 2010 e 2014 e de 2016 a 2017. O trabalho envolveu ações nos eixos de assessoria à gestão, formação, práticas pedagógicas, pesquisa e experimentação, acessibilidade, comunicação e monitoramento e avaliação.

Dentre as ações realizadas, o PEI organizou a oferta e a operacionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE); realizou diferentes ações de formação para a inclusão de estudantes com deficiência e nas temáticas de diversidade e direitos humanos com a participação de mais de 12 mil gestores escolares, técnicos, professores, estudantes e famílias; assessorou a criação de cinco escolas polo bilíngues inclusivas envolvendo ações de gestão, ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para toda a comunidade escolar; construção de currículo bilíngue; elaboração de materiais pedagógicos bilíngues; sensibilização da comunidade escolar e sistematização de práticas. Foram produzidas duas publicações sobre o tema “Compartilhar Práticas Pedagógicas Inclusivas: Recurso na Rede Municipal de Educação de Guarulhos” e “Educação inclusiva: desafiar os tempos, investindo no Atendimento Educacional Especializado e na garantia de direitos”.

A Mais Diferenças também realizou a caracterização das condições de acessibilidade arquitetônica de todas as escolas da rede municipal e de outros espaços educacionais e assessorou a rede municipal na participação no programa do Ministério da Educação de acessibilidade nas escolas.


Eixos de trabalho


Depoimentos


Publicações

Você será redirecionado automaticamente para um site externo. Verifique se popups estão habilitados em sue navegador.
A janela não abriu ? clique aqui para abrir