Mais Diferenças - Educação e cultura inclusivas

Ações do usuário

Entrar Cadastre-se
Conteúdo
Home » Educação » PEI Guarulhos

Os princípios da educação inclusiva, diversidade e direitos humanos descritos em convenções internacionais e nas legislações apresentam desafios fundamentais para os sistemas educacionais e para as escolas. Reforçam que a perspectiva de educação para todos supõe que os grupos sociais, que historicamente têm sido alvo de discriminação, preconceito e exclusão, tenham garantido o direito à educação em escolas comuns.

A Mais Diferenças prestou consultoria à Prefeitura de Guarulhos na implementação e fortalecimento do Programa de Educação Inclusiva (PEI) entre os anos de 2010 e 2014 e de 2016 a 2017. O trabalho envolveu ações nos eixos de assessoria à gestão, formação, práticas pedagógicas, pesquisa e experimentação, acessibilidade, comunicação e monitoramento e avaliação.

Dentre as ações realizadas, o PEI organizou a oferta e a operacionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE); realizou diferentes ações de formação para a inclusão de estudantes com deficiência e nas temáticas de diversidade e direitos humanos com a participação de mais de 12 mil gestores escolares, técnicos, professores, estudantes e famílias; assessorou a criação de cinco escolas polo bilíngues inclusivas envolvendo ações de gestão, ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para toda a comunidade escolar; construção de currículo bilíngue; elaboração de materiais pedagógicos bilíngues; sensibilização da comunidade escolar e sistematização de práticas. Foram produzidas duas publicações sobre o tema “Compartilhar Práticas Pedagógicas Inclusivas: Recurso na Rede Municipal de Educação de Guarulhos” e “Educação inclusiva: desafiar os tempos, investindo no Atendimento Educacional Especializado e na garantia de direitos”.

A Mais Diferenças também realizou a caracterização das condições de acessibilidade arquitetônica de todas as escolas da rede municipal e de outros espaços educacionais e assessorou a rede municipal na participação no programa do Ministério da Educação de acessibilidade nas escolas.


Eixos de trabalho


Depoimentos


Publicações