Mais Diferenças - Educação e cultura inclusivas

Ações do usuário

Entrar Cadastre-se
Conteúdo
Home » Cultura » Exposição Basquiat

Conhecida como a maior exposição do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat na América Latina, a mostra Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi, que acontece em quatro unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), entre 2017 e 2018, também se destaca no quesito acessibilidade.

A Mais Diferenças trabalhou em conjunto com a curadoria para definir quais obras seriam acessibilizadas. Envolveu pessoas com deficiência em pesquisas e experimentações que resultaram em duas inovações: Libras expandidas e audiodescrição. Para o público surdo ou com deficiência auditiva, o recurso oferece além de tradução, informações adicionais. Para visitantes cegos ou com deficiência visual, a narração possibilita que a pessoa escolha se quer ouvir apenas a audiodescrição sucinta ou notas extras e detalhadas sobre artista e obra.

Três peças táteis em referência à obra do artista e um mapa tátil da exposição foram criados pela organização para complementar a exibição das 80 obras originais do artista, da coleção da família Mugrabi. A mostra ainda conta com legendas em texto ampliado e visitas guiadas.

As peças produzidas para serem manuseadas pelos visitantes são: uma máscara impressa a laser em duas camadas de acrílico; uma coroa (marca registrada de Basquiat) e um braço articulado, em menção ao conjunto de obras inspirado pela anatomia humana.


Eixos de trabalho


Publicações