Mais Diferenças - Educação e cultura inclusivas

Ações do usuário

Entrar Cadastre-se
Conteúdo
Home » Educação » Brincar

O que é o Projeto Brincar?

O Projeto Brincar é uma iniciativa da FCaptura de tela da primeira parte do infográfico sobre o Projeto Brincar em 2019. O arquivo completo, em formato PDF acessível, está disponível por meio de link no texto. undação Grupo Volkswagen, concebida e executada pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Desde 2017, o Brincar propõe a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil e incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência.

As ações do Brincar envolvem assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento pedagógico, produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades escolares.

Breve histórico do Projeto Brincar

De 2017 a 2019, a iniciativa teve como eixo principal as formações nas Unidades Educacionais da rede municipal de São Paulo, nos horários de trabalho pedagógico coletivo dos educadores. Essa etapa contribuiu para aprofundar os estudos e o planejamento de atividades que envolvessem a todas as crianças da escola, com e sem deficiência. Como ação aliada à formação, os consultores pedagógicos da Mais Diferenças acompanhavam diferentes momentos do cotidiano escolar para desenvolvimento, junto aos educadores, de práticas pedagógicas inclusivas a partir dos aspectos teóricos discutidos em formação.

Em 2017 e 2018, o Brincar também desenvolveu e assessorou a realização de oficinas para famílias e crianças, com objetivo fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar e a importância do brincar como direito humano. Os encontros realizados aos fins de semana com famílias de crianças com e sem deficiência e seus educadores ofereceram uma oportunidade para a troca de experiências e o incentivo à prática das brincadeiras também no contexto familiar.

Já em 2019, uma das ações de destaque da iniciativa foi o Laboratório de Práticas Pedagógicas Inclusivas, um curso no qual, ao longo de cinco encontros, educadoras participaram de atividades em diversos espaços culturais da cidade. A programação teve como proposta diversificar e ampliar repertórios em diferentes linguagens artísticas e culturais.

Em 2020, o Projeto Brincar irá expandir o alcance de suas formações e, para isso, oferecerá seminários formativos em todas as Diretores Regionais de Educação, sem deixar de realizar acompanhamento pedagógico nas Unidades, como em todos os anos. Estar in loco com os educadores nas Unidades Educacionais permite aos formadores do projeto observar, dialogar e contribuir com o processo de experimentação, buscando outros caminhos, sempre com foco na realização de atividades e brincadeiras para todos.

Além disso, no primeiro semestre, a fim de colaborar com a dinâmica das crianças em casa, a iniciativa disponibilizará mais materiais pedagógicos com sugestões de atividades e brincadeiras inclusivas, os quais podem ser encontrados na seção “Materiais” abaixo.

Para saber mais sobre a execução do Projeto em 2019, clique aqui e confira um infográfico em versão acessível para leitores de tela.

 


Notícias sobre o projeto


Eixos de trabalho


Depoimentos


Publicações

Você será redirecionado automaticamente para um site externo. Verifique se popups estão habilitados em sue navegador.
A janela não abriu ? clique aqui para abrir

Materiais Pedagógicos