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Publicação apresenta experiência com brincadeiras inclusivas do Projeto Brincar

O Caderno Brincar – Volume 2, lançado pela Associação Nova Escola, apresenta as experiências desenvolvidas pelo Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Volkswagen, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e concebida e executada desde 2017 pela Mais Diferenças. Esta publicação busca cumprir com um dos compromissos do projeto, que é a sistematização e disseminação das metodologias, práticas e dos saberes desenvolvidos.

Ao longo desses dois anos, o Projeto Brincar tem promovido atividades articuladas de assessoria, formação, desenvolvimento e acompanhamento de práticas pedagógicas inclusivas, produção de materiais acessíveis, mobilização e sensibilização das famílias. Tais ações partem da premissa de que o brincar é direito de todas as crianças, com e sem deficiência.

Nas unidades educacionais participantes do projeto, educadores e todas as crianças experimentam atividades e brincadeiras que criam novos sentidos para o tempo, o espaço, o movimento, os objetos e os afetos. Nos encontros de formação e de acompanhamento com os educadores, filmes, textos, músicas, literatura e artes visuais indicam caminhos para a articulação entre o currículo e o cotidiano escolar em uma escola para todos.

No Caderno Brincar – Volume 2, o leitor encontrará um pouco dessa experiência em artigos, narrativas e histórias contadas pelos protagonistas do fazer escolar. A publicação também traz conversas com Tizuko Morchida Kishimoto, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e com Gabriel de Andrade Junqueira Filho, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A publicação está disponível para ser baixada gratuitamente na sessão ‘Materiais’ da página do Projeto Brincar.