Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Projeto Brincar amplia ações de formação para profissionais de 36 escolas municipais de Educação Infantil em São Paulo

Projeto Brincar amplia ações de formação para profissionais de 36 escolas municipais de Educação Infantil em São Paulo

Mais de 400 profissionais da educação infantil da rede municipal de São Paulo participam das ações de formação do projeto Brincar em 2018. Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais de 36 escolas e das Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão envolvidos nessa iniciativa com o intuito de fortalecer práticas pedagógicas inclusivas e ampliar as possibilidades do brincar, a partir de uma perspectiva acessível e inclusiva, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis nas unidades escolares. O direito ao brincar orienta a realização do projeto, que tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação infantil pública oferecida a todas as crianças, com e sem deficiência.

Além das 13 escolas que participam do projeto desde seu início, profissionais de outras 23 unidades se integraram à iniciativa neste ano, o que tem ampliado as possibilidades de disseminação dos conceitos e práticas trabalhados pelo Brincar na rede municipal. A presença de coordenadores pedagógicos e de representantes das DREs também tem reforçado seu potencial de alcance.

De maneira articulada às demandas da Secretaria Municipal de Educação, DREs e escolas, os formadores do projeto trabalham junto com os educadores. As formações acontecem nos horários coletivos de estudo dos professores e há momentos de acompanhamento com gestores e professores para apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas com base nos aspectos teóricos discutidos em formação.

Além disso, ao longo do ano, são organizadas oficinas abertas à participação de crianças, familiares, responsáveis, moradores dos entornos, além de profissionais dos quadros de apoio das unidades. Essas oficinas buscam fomentar o fortalecimento dos vínculos da comunidade escolar e a compreensão da importância das brincadeiras para o desenvolvimento de todas as crianças.

Sobre o projeto: Em 2017, o projeto Brincar iniciou suas ações em 13 escolas municipais de educação infantil, uma por DRE. Os critérios para a definição das escolas foram a livre adesão, a matrícula de crianças com diferentes tipos de deficiência e a existência de Projetos Especiais de Ação (PEAs) alinhados às temáticas trabalhadas no projeto O projeto disponibilizou às DREs e às 13 unidades escolares kits com diversos recursos pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e filmes infantis em formatos acessíveis, além de livros destinados aos processos de formação dos educadores.

O Brincar é uma iniciativa realizada pela Fundação Volkswagen em parceria com a Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As ações acontecem em articulação com as áreas de Educação Infantil e Educação Especial da SME-SP e com as 13 DREs do município.

Números do projeto em 2018:

• 36 escolas participantes, que somam mais de 14 mil crianças matriculadas. Entre elas, crianças com deficiência, Transtorno de Espectro Autista (TEA)/Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação.

• 402 profissionais de educação inscritos, sendo 357 deles professores e coordenadores pedagógicos

Participam do projeto Brincar as seguintes unidades escolares:

1. CEMEI Profa. Leila Gallacci Metzker
2. EMEI CEU Cantos do Amanhecer
3. EMEI José Roschel Christi – Juca Rocha
4. EMEI Nair Correa Buarque
5. EMEI Prof. Raul Nemenz
6. EMEI Profa. Luciana Azevedo Pompermayer
7. EMEI CEU Formosa
8. EMEI Profa. Ottília de Jesus Pires
9. EMEI Prof. José Rubens Peres Fernandes
10. EMEI Fernando de Azevedo
11. EMEI Elis Regina
12. EMEI Globo do Sol
13. EMEI CEU Caminho do Mar

Unidades escolares envolvidas em 2018:

1. CEI Paulo e Admar
2. EMEI Prof. Camillo Ashcar
3. EMEI Profa. Maria Aparecida Vita Piante
4. CEI Profa. Yvone Lemos de Almeida Fraga
5. CEI Ver. Benedicto Rocha
6. CEI CEU Butantã
7. CEI Pinheiros
8. EMEI Fernando Pessoa
9. EMEI Profa. Carolina Ribeiro
10. EMEI CEU Uirapuru
11. EMEI Jardim Novo Parelheiros I
12. EMEI Bombeiro José Robson Costa de Araújo
13. EMEI Valdir Azevedo
14. CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves
15. EMEI Oduvaldo Viana Filho
16. EMEI Carlota Pereira de Queiroz
17. EMEI Profa. Vera Arnoni Scalquetti
18. EMEI CEU Jaçanã
19. EMEI Prof. Celso de Sousa Oliveira
20. EMEI Prof. Ítalo Bettarello
21. EMEI Flávio Império
22. CEI CEU Jaçanã
23. EMEI Jardim Pedro José Nunes

Conheça mais sobre o projeto Brincar.