Conteúdo
Home » Cultura » Acessibilidade em Bibliotecas Públicas (MinC) » Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas dá início a mais uma etapa das formações das equipes

Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas dá início a mais uma etapa das formações das equipes

O projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas” começa mais uma etapa da fase de capacitação das equipes das dez bibliotecas participantes. Terá início a partir deste mês uma série de cursos, oficinas e ações inclusivas. Todas as atividades foram elaboradas com o intuito de melhorar e ampliar a acessibilidade e a inclusão nestes espaços de cultura, informação e comunicação, bem como para atrair o público com deficiência.

Cursos – Nesta semana, começará o curso “Princípios das Políticas e Programas de Livro e Leitura Acessíveis e Inclusivas”, voltado a funcionários das bibliotecas do projeto e, a depender da disponibilidade de vagas, também a profissionais dos Sistemas Estaduais e das bibliotecas das redes locais.

A formação vai se debruçar sobre os marcos legais nacionais e internacionais que orientam as políticas e programas de livro e leitura, articulados com a temática dos direitos humanos, da acessibilidade e da inclusão. O curso terá carga horária total de 8 horas.

Na sequência terá início o curso “Políticas Públicas de Livro e Leitura para Todos: Gestão, Implementação e Boas Práticas”, com carga horária de 24 horas dividida em três encontros, também para funcionários e convidados.

O curso tratará de estratégias que contribuam para a incorporação de ações acessíveis e inclusivas no Plano de Trabalho Anual das Bibliotecas, tendo como base o contexto de atuação de cada biblioteca, o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e o Plano Nacional de Cultura (PNC). Os temas a serem focados são o planejamento de ações inclusivas; a construção de redes, parcerias e articulações; o uso de acervos acessíveis; ações e mediações acessíveis e inclusivas; atendimento de pessoas com diferentes tipos de deficiências, entre outros.

A primeira etapa da fase de capacitação iniciou-se em julho nas dez participantes do “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas” com o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Módulo Instrumental.

Oficinas – As equipes das bibliotecas do projeto e seus convidados também poderão participar das oficinas de livro, leitura e acessibilidade “Mediação de Leitura em Contextos Inclusivos” e “Estratégias para o Desenvolvimento de Recursos Acessíveis e Inclusivos para Atendimento ao Público com Diferentes tipos de Deficiência”. Tais formações propõem o desenvolvimento de conteúdos, atividades, programações, recursos acessíveis e mediações em uma perspectiva inclusiva.

Ações inclusivas – Estão programadas também ações inclusivas, abertas ao público externo, nas dez bibliotecas que integram o projeto. Serão realizadas mediações de leitura e sessões de cinema com recursos de acessibilidade,visando estimular a ampliação do público com e sem deficiência nas bibliotecas.

Todas as ações estão sob a responsabilidade da Mais Diferenças, que é a organização encarregada da execução do projeto do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC).

A Biblioteca Pública do Estado do Paraná (BBP) é a instituição que abrirá essa nova fase da capacitação. Em 16 de setembro começará o curso de “Princípios das Políticas e Programas”. No dia seguinte, inicia-se a formação “Políticas Públicas de Livro e Leitura”. A Mais Diferenças acertou com cada uma das bibliotecas os calendários das atividades, que acontecerão ao longo das próximas semanas.