Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Pílulas do Brincar propõem atividades inclusivas para crianças por meio de vídeos

Pílulas do Brincar propõem atividades inclusivas para crianças por meio de vídeos

O Projeto Brincar publica, nesta sexta-feira (14), o primeiro episódio das Pílulas do Brincar. São, ao todo, três vídeos com proposições de atividades para famílias e crianças com e sem deficiência.

Os vídeos foram gravados pelo arte-educador Thiago Franco. Em cada vídeo, Thiago escolhe um artista para propor alguma brincadeira. Toda pílula conta com um material complementar em PDF acessível, que reúne outras referências e informações sobre o artista da vez. O conteúdo possui Libras (Língua brasileira de Sinais) e legendas produzidas pela Mais Diferenças, além de uma audiodescrição inovadora, feita pelo próprio educador durante os vídeos.

No primeiro episódio, “Brincar com esculturas e desenhos”, a inspiração foi o artista e educador Hanoch Piven, nascido em 1963 no Uruguai. Em suas obras, Hanoch propõe novos significados para diferentes objetos do cotidiano, usando seus tamanhos, formas e cores para criar retratos tridimensionais. Dessa forma, as obras podem ser contempladas de forma multissensorial por pessoas com e sem deficiência.

Pensando nisso, Thiago demonstra como adultos e crianças podem trabalhar em conjunto para criar uma escultura a partir de objetos disponíveis em casa. De forma lúdica e divertida, o arte-educador conduz todo o processo e estimula a imaginação e a descoberta de formas, cores e texturas.

Os próximos dois episódios das Pílulas do Brincar serão lançados nas duas próximas semanas. Para saber das novidades, siga a Mais Diferenças nas Redes sociais: Facebook e Instagram.