Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Oficina Brincar Inclusivo engajou mais de 1400 educadores, saiba mais!

Oficina Brincar Inclusivo engajou mais de 1400 educadores, saiba mais!

Na maior ação formativa do Projeto Brincar 2020, contamos com 1.467 educadoras experimentando e inventando práticas pedagógicas inclusivas. 

As 26 turmas da Oficina Brincar Inclusivo colocaram a mão na massa. Inspiradas pelas Pílulas Do Brincar, criaram obras de arte congeladas com elementos naturais e inventaram esculturas com objetos de casa. E acreditamos que muitas das 49.470 crianças impactadas brincaram também.

Com a ajuda de convidados ilustres do mundo das artes e da literatura como Valter Hugo Mãe, Mia Couto e Manoel de Barros, construímos um planejamento pedagógico para todos, que seja mais poético e fluido. 

Exploramos a riqueza pedagógica da Libras e da descrição de imagens. Refletimos sobre a lentificação do tempo e a subversão dos espaços. 

Nessas 260 horas brincando juntos, a sensação foi que conseguimos ultrapassar as telas e pensar a educação inclusiva de forma acolhedora e dialógica. 

Esperamos que a Oficina Brincar Inclusivo continue a ressoar e agradecemos cada educadora que a construiu conosco! 

Confira alguns dos depoimentos da Oficina Brincar Inclusivo 2020

 

“A Oficina me trouxe muitas reflexões e experiências inovadoras e me faz ter a certeza que a inclusão é possível e, para isso, basta nós educadores estarmos dispostos e engajados.”

 

“O projeto sugere atividades simples porém ricas em potencialidades para as famílias desenvolverem em casa com as crianças, com ou sem deficiência.”

 

“As brincadeiras e dinâmicas propostas atendem a todas as crianças, tendo em vista a sua singularidade de ser pensante, investigativo, curioso e criativo.”