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Novo artigo do Projeto Brincar reflete sobre a gestão escolar em uma escola inclusiva

A Mais Diferenças lança, hoje, o artigo A gestão de uma escola pública de Educação Infantil Inclusiva – Ampliando olhares. O ensaio é destinado a gestores e educadores e compartilha algumas das experiências e conquistas do Projeto Brincar em três anos de trabalho. O lançamento se soma a outras ações do projeto para a semana municipal e mundial do Brincar.

Essa iniciativa é realizada desde 2017 em escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Paulo, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a Fundação Grupo Volkswagen e a Mais Diferenças.

O objetivo do Projeto Brincar é fortalecer as políticas públicas de educação inclusiva.  Para isso, o projeto propõe a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil. Por meio da formação de educadores e do acompanhamento das atividades em sala de aula, incentiva-se a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência.

Escrito por Carla Mauch, Coordenadora Geral da Mais Diferenças, o artigo se inspira no poeta Manoel de Barros para propor alguns exercícios de pensamento, de olhar, de interrogação e de experimentação sobre o brincar e sobre a gestão nas Unidades Educacionais.

O texto conta com contribuições de gestoras de escolas que já receberam ações do Projeto Brincar. Elas relatam suas impressões, sentimentos, práticas, modos de pensar, inseguranças, desafios, dificuldades e pensamentos que se repetiam ao longo das ações desempenhadas.

“Portanto, esperamos que este texto seja composto de algumas palavras-chaves: as nossas palavras e as palavras de outrens, entendendo que estas palavras fazem parte de uma infinidade de pontos já costurados e trançados, de modos de ver, de olhar, de escutar, desentir, das escolas onde o Projeto Brincar”, ressalta trecho do ensaio.

Acesse o artigo A gestão de uma escola pública de Educação Infantil Inclusiva – Ampliando olhares na íntegra.